Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2010 - 08h05

Tropas agiram proporcionalmente em ataque a frota, defende chefe do Exército de Israel

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O chefe do Exército israelense, o general Gaby Ashkenazi, afirmou nesta quarta-feira em testemunho que seus homens reagiram "de forma proporcional" à ameaça que enfrentavam quando invadiram o navio humanitário turco que tentava furar o bloqueio à faixa de Gaza, em 31 de maio. Nove ativistas turcos morreram na ação, que levou à condenação internacional.

"Hoje temos certeza de que quando o primeiro soldado desceu [do helicóptero], imediatamente foi alvo de disparos. Os soldados então abriram fogo de forma justificada, só dispararam contra quem deveriam, e não o fizeram contra quem não deviam", declarou Ashkenazi, diante da comissão que investiga o ataque à frota.

O comandante reiterou as descobertas de uma investigação do Exército israelense sobre o ataque ao Mavi Marmara, na qual diz que suas forças usaram munição somente depois de terem sido atacadas com bastões, facas e armas pelos ativistas, que estavam claramente preparados para violência.

Os soldados, que desceram de helicópteros por cordas, foram recebidos por parte dos ativistas a bordo do Mavi Marmara com golpes e agressões, segundo imagens filmadas no próprio navio e do helicóptero.

Os ativistas alegam, contudo, que foram atacados sem chance de defesa e que os militares desceram do helicóptero já atirando.

"Desde o momento no qual a operação começou, estava claro que as circunstâncias não tinham precedentes e que não podiam ser previstos seus resultados", disse o comandante.

Ashkenazi assumiu, contudo, erros operacionais, como o fato de não haver informação de inteligência sobre quem eram exatamente os ativistas que estavam a bordo e se a intervenção militar israelense suscitaria algum tipo de violência.

"Os soldados de elite mostraram calma, coragem e princípios morais", disse Ashkenazi, acrescentando estar "orgulhoso" de seu comportamento.

O comandante ressaltou que tem responsabilidade pelas ações do Exército e que o bloqueio marítimo a Gaza, faixa governada pelo Hamas, cuja legalidade também será analisada pela comissão, "tem grande importância para impedir a chegada de grandes quantidades de armas aos grupos terroristas".

O general Ashkenazi é o terceiro alto funcionário do governo, depois do primeiro-ministro, Binyamin Netanyahu, e do ministro da Defesa, Ehud Barak, a comparecer à comissão.

Presidida pelo ex-juiz da Suprema Corte Yaakov Tirkel, a comissão tem cinco israelenses e dois observadores estrangeiros, que não têm direito a voto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página