Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2010 - 18h33

Chefe do Estado-Maior do Iraque considera prematura retirada dos EUA antes de 2020

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O chefe do Estado-Maior do Iraque, general Babakar Zebari, alertou nesta quarta-feira que a retirada total do Exército americano até o final de 2011 é prematura, porque suas forças não estão em condições de assumir plenamente a segurança do país antes de 2020.

"Nesse momento, a retirada se desenvolve muito bem, porque os americanos ainda estão aqui, mas o problema será diferente depois de 2011", declarou Zebari.

Em entrevista coletiva, após uma reunião de altos comandantes do Exército iraquiano no Ministério da Defesa, ele advertiu que a preparação das Forças Armadas 'chegará ao seu mais alto nível nos próximos anos'.

O Exército americano mantém, atualmente, 64 mil soldados no Iraque. Em 31 de agosto, encerra o prazo dado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para reduzir esse número a 50 mil. Esses 50 mil deverão deixar o país até o final de 2011, segundo um acordo firmado pelos dois países em novembro de 2008.

Babakar disse que o Iraque vai trabalhar para assumir as missões a partir de 2011, embora 'os políticos devam encontrar outros métodos para compensar o vazio produzido depois da retirada americana em 2011, porque o Exército não estará consolidado antes de 2020'.

"Se me perguntarem sobre a retirada, responderei aos políticos que o Exército americano deve ficar até que o Exército iraquiano esteja pronto, em 2020", disse.

Essa é a primeira vez que um chefe do Exército iraquiano pede aos americanos que fiquem além do prazo definido entre Washington e Bagdá.

EUA

Por sua vez, o governo americano sempre afirmou que respeitaria o prazo de retirada gradual estabelecido pelo presidente Obama.

Nesta quarta-feira, após uma reunião entre Obama e responsáveis sobre a situação no Iraque, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, disse que os EUA finalizarão sua missão de combate no Iraque "nos prazos previstos, até o fim do mês".

"Estamos dentro dos prazos previstos pra finalizar nossa missão de combate" no Iraque, em 31 de agosto, disse Gibbs em entrevista coletiva.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página