Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2010 - 11h55

Seis imigrantes são mortos na fronteira entre Egito e Israel

Publicidade

DA REUTERS, EM ISMAILIA (EGITO)

Seis imigrantes africanos foram mortos a tiros perto da fronteira entre Egito e Israel na sexta-feira à noite, disse uma fonte da segurança egípcia, na maior chacina registrada na região nos últimos anos.

Quatro foram mortos por contrabandistas e dois foram mortos pela polícia egípcia, disse a fonte. Em setembro de 2009, a polícia matou quatro imigrantes num único incidente.

A Península do Sinai é utilizada como rota por imigrantes africanos que buscam trabalho ou asilo em Israel. Contrabandistas também a utilizam para levar armas e vários outros produtos para a faixa de Gaza.

A fonte disse que os contrabandistas mantinham 50 etíopes e eritreus em cativeiro e que um dos cativos conseguiu pegar uma arma de um guarda e libertar seus companheiros.

Os contrabandistas então atiraram nos imigrantes que fugiam, enquanto os perseguiam pelos vilarejos perto da fronteira, matando ao menos quatro e ferindo mais cinco, disse a fonte.

Forças de segurança egípcias mais tarde mataram mais dois dos imigrantes fugitivos quando eles se recusaram a parar quando os policiais mandaram. Naquele momento, eles tentavam passar pelo arame farpado na fronteira. Dezesseis imigrantes foram presos.

A violência eleva o número de imigrantes mortos perto da fronteira neste ano para ao menos 28, dos quais 24 foram mortos por forças de segurança egípcias e quatro por contrabandistas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página