Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2010 - 07h55

Chefe da missão da ONU no Líbano diz não crer em guerra com Israel

Publicidade

DE SÃO PAULO

O comandante da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Finul), Alberto Asarta Cuevas, afirmou em entrevista à Marcelo Ninio, enviado especial da Folha ao país, que o risco de confrontos entre Líbano e Israel é permanente, mas prevê que não haverá uma nova guerra porque ambas as partes preferem evitá-la.

A região ficou sob temor de um confronto depois de uma troca de tiros entre tropas israelenses e libanesas que deixou cinco mortos. Foi o pior choque desde a guerra entre Israel e o grupo xiita Hizbollah, em 2006, e serviu para lembrar como é frágil o cessar-fogo em vigor.

"Na reunião de emergência tripartite que tivemos no mesmo dia, Líbano e Israel concordaram em tratar o incidente como caso isolado, investigá-lo a fundo e continuar com o cessar-fogo", afirmou o general.

"Minha impressão é de que não haverá [uma nova guerra]. Estou convencido de que nenhuma das partes quer a guerra. Pelo menos entre os interlocutores com quem falo de ambos os lados. Estou otimista. Acho que não haverá guerra. Há mais ruído de gente interessada do que realmente indícios de que haverá guerra".

Leia a íntegra na edição desta segunda-feira da Folha, disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página