Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2010 - 09h28

Premiê de Israel faz visita inédita à Grécia sob protestos

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O primeiro-ministro de Israel, Binyanim Netanyahu, visitará nesta segunda-feira a Grécia sob protestos nos dois países.

Na primeira visita de um primeiro-ministro à Grécia, Netanyahu deve se reunir na tarde desta segunda-feira com o colega, George Papandreou, na capital grega --em uma retribuição à sua visita a Israel no mês passado.

Na Grécia, grupos de esquerda planejam marchas em Atenas e no lado de fora da embaixada de Israel contra as políticas do país no Oriente Médio e o ataque israelense à frota humanitária turca, que deixou nove ativistas mortos em 31 de maio.

Em Israel, o corpo diplomático está em greve por reajustes salariais e se negou a preparar as reuniões de Netanyahu com as autoridades gregas. Eles anunciaram ainda um boicote às operações do serviço secreto Mossad, por ter ajudado o primeiro-ministro a preparar sua visita.

Segundo o jornal "Haaretz", o boicote dos diplomatas ao Mossad se reflete num memorando enviado a todas as embaixadas e consulados pelo sindicato do Ministério de Relações Exteriores no qual se orienta aos diplomatas que não prestem nenhum serviço aos agentes do serviço secreto, a menos que se trate de "vida ou morte".

Entre as medidas punitivas estão a de não conceder vistos para agentes credenciados ou familiares deles, não devolver despesas (que são feitas por meio das embaixadas), não conceder apoio logístico nem passaportes diplomáticos e paralisar a prestação de todos os serviços burocráticos.

DIPLOMACIA

Tradicional aliada dos Estados árabes, a Grécia só estabeleceu laços diplomáticos completos com Israel muito depois de outros países europeus e só foi em 1990 que sinalizou desejo de aproximação e de ocupar um papel maior na mediação de paz.

Papandreou disse à imprensa israelense, durante sua visita ao país em julho passado, que "não vamos impor a nós mesmos, mas sim, nós podemos ajudar, é do nosso interesse e do interesse do Oriente Médio".

Antes da visita, o primeiro-ministro grego falou por telefone com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, e Amr Moussa, secretário-geral da Liga Árabe.

Em sua função anterior, como ministro das Relações Exteriores, Papandreou tinha sido um mediador ativo nas relações entre Israel e os países árabes.

Netanyahu deve se reunir também com o líder da oposição, Antonis Samaras, e outras autoridades gregas antes de visitar a vizinha ilha de Poros na terça-feira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página