Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2010 - 07h38

Foto motiva debate sobre violência na Venezuela

Publicidade

FLÁVIA MARREIRO
DE CARACAS

O Ministério Público da Venezuela anunciou investigação contra o jornal local "El Nacional" por haver publicado na capa de sua edição de sexta-feira foto do necrotério de Caracas com mais de um cadáver por maca e corpos no chão.

A procuradora-geral Luisa Ortega Díaz disse que a foto, que o jornal diz ser de dezembro, viola os direitos de crianças e adolescentes. Ortega disse ter pedido à Justiça medida que proíba todos os meios de comunicação de publicar fotos parecidas.

Miguel Otero, o diretor do "El Nacional", o mais tradicional do país e de aberta oposição a Hugo Chávez, diz que publicou a imagem para fazer o governo reagir à situação de violência que faz colapsar os necrotérios.

A insegurança é a maior preocupação dos venezuelanos --segundo dados extraoficiais, houve 140 mortos por 100 mil habitantes em Caracas em 2009. A oposição trata o tema como prioritário na campanha para a eleição legislativa do mês que vem.

Em meio à polêmica instalada, o governo Chávez sofreu outro revés. Na sexta, uma bala perdida atingiu uma jogadora de Hong Kong durante uma partida do Mundial de Beisebol.

O agravante é que Cheuk Woon Yen Sinne, 28, foi ferida na perna num estádio que fica no Forte Tiuna, a principal base militar de Caracas. A polícia investiga de onde partiu o projétil, provavelmente das favelas dos arredores.

Woon teve alta, mas seu time deixou a competição. O Mundial foi transferido a Maracay, a 100 km da capital.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página