Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2010 - 18h49

Venezuela diz que continuará enviando gasolina ao Irã

Publicidade

DA REUTERS, EM CARACAS

A Venezuela continuará a enviar gasolina ao Irã apesar das sanções impostas à República Islâmica pelos Estados Unidos e pela União Europeia, disse nesta quarta-feira o embaixador de Caracas em Teerã.

Uma série de sanções acertadas desde junho devido ao polêmico programa nuclear iraniano atingem o setor petroleiro e industrial.

O Irã é o quinto maior exportador de petróleo do mundo, mas importa cerca de 40% da gasolina consumida internamente devido à falta de capacidade de refino.

"Estamos à serviço do Irã e sempre que o Irã precisar nós iremos abastecê-lo com gasolina", disse o embaixador venezuelano, David Velásquez, à agência semi-oficial iraniana Fars, segundo nota da agência estatal venezuelana AVN.

O governo do presidente venezuelano, Hugo Chávez, diz enviar cerca de 20 mil barris de gasolina por dia ao Irã.

As novas sanções deram luz aos importantes e crescentes laços entre Teerã e Caracas, mas analistas dizem que há poucas chances de a Venezuela aumentar suas exportações de petróleo para atender às necessidades do Irã.

A estatal petroleira venezuelana PDVSA tem sofrido uma série de interrupções em sua rede de refino desde o ano passado e tem sido forçada a importar derivados de petróleo, apesar de estar localizada em uma das maiores reservas de petróleo do mundo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página