Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2010 - 14h30

Área afetada por incêndios florestais cai para metade na Rússia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A área de florestas afetadas por incêndios em toda a Rússia foi reduzida pela metade na últimas 24 horas, informou hoje o Ministério de Emergências. Nesta quinta-feira, uma frente fria trouxe alívio para a onda de calor que castigava o país, principalmente a capital Moscou.

Segundo números oficiais, na quarta-feira foram registrados outros 201 novos incêndios e 298, apagados. No total, ainda há 313 focos ativos em uma zona de 11.227 hectares, uma redução de pouco menos de 50% dos 20.364 hectares afetados no dia anterior pelas chamas.

Segundo o ministério, além da onda de calor sem precedentes que castigou o verão do país, a principal causa dos incêndios foi o alarme tardio do início dos incêndios e os atrasos em encontrar os focos das chamas.

Desde o começo do verão, a Rússia registrou 28.381 incêndios, em uma superfície de 884.387 hectares. Segundo cálculos preliminares do ministério, os focos causaram danos de 12 bilhões de rublos.

Paralelamente, a onda de calor que castigou Moscou durante os dois últimos meses e grande parte da parte europeia da Rússia começou a suavizar-se nesta quinta-feira.

As previsões meteorológicas anunciam chuvas e uma brusca queda das temperaturas, para 20ºC graus, na região oeste do país para os próximos dias.

As temperaturas mais amenas e chuvas devem aliviar a nuvem de fumaça que cobre a paisagem moscovita e ajudar os bombeiros a apagar os focos de incêndios restantes. No pico da fumaça, a taxa de mortalidade dobrou na capital para 700 pessoas por dia.

O calor sem precedentes em 130 anos custou à Rússia um terço de seu plantio de trigo e levou o governo a banir exportações até o fim do ano.

Mais de 50 pessoas morreram nos incêndios e mais de 2.000 casas foram destruídas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página