Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2010 - 16h45

Israel ameaça usar força para impedir navio de entrar na faixa de Gaza

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Menos de três meses depois de causar condenação internacional, Israel alertou nesta sexta-feira que está disposto a usar "todos os meios necessários", incluindo um ataque militar, para impedir a entrada de um navio com ajuda humanitária na faixa de Gaza. Em 31 de maio, um ataque de Israel contra uma frota humanitária deixou nove turcos mortos e prejudicou a relação com a aliada Turquia.

Em carta ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, a embaixadora de Tel Aviv no órgão, Gabriela Shalev, afirma que o grupo que promove a viagem "é suspeito de ligações com a organização terrorista Hizbollah", do Líbano. Ela afirma ainda que o barco leva a bordo militantes pró-palestinos.

Segundo Shalev, os ativistas sabem os canais oficiais para encaminhar ajuda à faixa de Gaza, submetida a um bloqueio israelense desde 2007, quando o grupo islâmico radical Hamas assumiu o governo. Eles "procuram uma confrontação e aumentar o clima de tensão em nossa região", diz Shalev na carta.

O navio Mariam deixará o porto de Trípoli, no Líbano, às 22h do domingo (16h de Brasília), com destino ao Chipre. Um segundo navio, o Naji al Ali, zarpará dois dias depois.

No mês passado, um navio de bandeira do Líbano levando ajuda para a faixa de Gaza foi desviado para um porto egípcio, e seu carregamento foi entregue a Gaza por terra.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página