Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2010 - 20h27

Começa a eleição na Austrália para decidir o próximo governo

Publicidade

DA EFE, EM SYDNEY

A maioria dos centros eleitorais da Austrália abriu hoje suas portas para que os eleitores escolham seus representantes no Parlamento e Senado, em uma eleição disputada entre trabalhistas e conservadores.

Na capital, Canberra, e outras cidades como Sydney e Melbourne, os colégios eleitorais começaram a funcionar às 8h no horário local (19h de sexta-feira em Brasília).

Mais de 14 milhões de pessoas irão participar das eleições na Austrália, onde o voto é obrigatório. A multa para quem não comparecer pode chegar a 50 dólares australianos.

Nas eleições serão escolhidos 150 legisladores para a Casa dos Representantes, de cerca de 1.200 candidatos, assim como 40 das 76 vagas do Senado.

A Coalizão Liberal, de cunho conservador e integrada pelos partidos Liberal e Nacional, e o Partido Trabalhista são os únicos capazes de ganhar o número necessário de vagas no Parlamento para formar Governo.

O Partido Trabalhista, liderado pela primeira mulher chefe de Governo da Austrália, Julia Gillard, enfrenta uma batalha apertada contra a oposição conservadora que no final da campanha conseguiu empatar nas intenções de voto.

Uma pesquisa sobre tendência do voto realizada pela empresa Newspoll revelou que o partido governante tinha perdido a vantagem que possuía frente à aliança conservadora.

Embora os trabalhistas tenham se esforçado para focar a atenção do eleitorado na solidez da economia, na campanha foram discutidos assuntos como a imigração e o aumento da população, estimado em 22 milhões de pessoas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página