Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2010 - 11h13

Equipes de resgate se aproximam de trabalhadores soterrados no Chile

Publicidade

DA EFE, EM SANTIAGO

O governo chileno informou neste domingo que uma sonda de resgate está a apenas 20 metros do local onde estariam os 33 trabalhadores soterrados desde o dia 5 numa mina de ouro e cobre, o que devolveu a alegria às famílias que esperam por notícias em frente à jazida.

O ministro de Minas do Chile, Laurence Golborne, disse aos jornalistas que agora "se segue o protocolo de rompimento e que se está isolando o local".

Um dos operários que trabalhou nas atividades de resgate afirmou à rede de televisão "CNN Chile" que "foram ouvidas batidas no fundo da mina".

Golborne, por sua vez, declarou aos jornalistas que "há um moderado otimismo". Segundo ele, uma das sondas tocou um túnel que estaria a 20 metros do refúgio onde se acredita que podem estar concentrados os trabalhadores soterrados.

Não se estabeleceu nenhum tipo de contato com os trabalhadores e, por isso, pediu para que as pessoas não criem expectativas. Ele confirmou que a sonda alcançou os 688 metros de profundidade.

ACIDENTE

Os 33 trabalhadores completaram hoje 17 dias soterrados a 700 metros de profundidade na mina de cobre e ouro San José, da empresa mineradora San Esteban, na árida região de Atacama, cerca de 830 quilômetros ao norte de Santiago.

"Esta é a primeira notícia que pode nos dar algum grau de tranquilidade de chegar a fazer contato com eles", sustentou o ministro.

Golborne explicou que agora se reforçará a perfuração para que não se produza um desmoronamento.

O ministro de Minas pediu "respeito, especialmente pelas famílias" à imprensa que está no local do acidente. "Não divulguemos rumores, tenhamos tranquilidade, a informação oficial será dada assim que a tivermos".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página