Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2010 - 14h31

Rapper irá apelar de sua exclusão da disputa presidencial no Haiti

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM PORTO PRÍNCIPE

O cantor de hip-hop Wyclef Jean anunciou neste domingo no Twitter que apelará da decisão do Conselho Eleitoral haitiano que o impede de se apresentar às eleições presidenciais no Haiti em novembro.

"Amanhã nossos advogados estarão apelando da decisão do CEP [Conselho Eleitoral Provisório]", afirmou Jean em sua mensagem. "Cumprimos com todos os requisitos estabelecidos pela lei. E a lei deve ser respeitada".

Wyclef Jean foi excluído como candidato presidencial para as eleições de novembro no Haiti na sexta-feira pelo conselho eleitoral provisório, reunido em Porto Príncipe.

"Embora não esteja de acordo com a sentença, aceito respeitosamente a decisão final do comitê, e insto aos meus seguidores a fazerem o mesmo", declarou Jean em um comunicado publicado pouco após a decisão.

Sua candidatura foi excluída após longas horas de espera na sexta-feira e depois de que, na terça, o conselho recusou-se a publicar a lista de candidatos que poderão se apresentar em 28 de novembro para suceder René Preval.

Wyclef Jean, de longe o candidato mais conhecido, esperava o veredicto junto com outros 32 postulantes.

A votação para eleger o próximo presidente do Haiti, país devastado por um terremoto em 12 de janeiro, está programada para 28 de novembro, embora persistam dúvidas sobre a capacidade das autoridades de celebrá-las nesta data.

A polícia haitiana e as forças de paz da missão da ONU se mobilizaram para os escritórios do Conselho Eleitoral para evitar distúrbios.

O Haiti vive mergulhado na pobreza extrema, situação agravada pelas consequências devastadoras do terremoto de 12 de janeiro, que deixou 250 mil mortos e 1,3 milhão de pessoas desabrigadas, custando ao país 120% de seu PIB, segundo o FMI.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página