Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2010 - 22h20

Centenas de chilenos comemoram em Santiago que 33 mineiros estejam vivos

Publicidade

DA EFE, EM SANTIAGO

Centenas de chilenos se reuniram neste domingo (22) na Praça Itália de Santiago para celebrar a notícia que os 33 mineiros presos há 17 dias a 700 metros de profundidade em uma jazida do norte do país estejam vivos.

Câmera capta imagem de mineiros presos no Chile, que aparentam estar bem
Presidente chileno diz que os 33 mineiros presos estão vivos
Presidente do Chile apela a Deus para resgatar mineiros presos há 13 dias

"É emocionante. Foi impactante escutar que estavam vivos. Te juro, não pude ficar em casa porque era tão lindo tudo isto, tinha que gritar 'Viva o Chile'", explicou à Agência Efe Olga Zela enquanto secava as lágrimas dos olhos.

Como centenas de chilenos, poucos minutos após saber a notícia que os mineiros estavam vivos, entre eles um boliviano, Olga saiu para a rua, bandeira na mão, rumo a esta praça central à qual costumam ir os moradores locais para comemorar as vitórias esportivas.

A felicidade inundou as ruas da capital, que foram tomadas por carros que buzinavam e de cujas janelas surgiam bandeiras do Chile, enquanto o hino chileno soava ao fundo cantado por adultos e crianças.

"Felicidade, alegria, sinto muitas coisas. Não se pode explicar", disse o adolescente Gonzalo Maira, que levantava uma enorme bandeira chilena junto a um amigo para comemorar a notícia.

"Que bom que Deus quis que vivessem", "Viva o Chile e seus mineiros", "Deus é grande", podia-se ler em alguns dos cartazes levantados por chilenos reunidos em torno da estátua do militar e ex-presidente chileno Manuel Baquedano.

"É algo indescritível, a coisa mais linda que me aconteceu na vida", afirmou emocionado Jorge Taipa, que explicou que estava vivendo uma depressão e que os mineiros lhe deram força.

Muitos nunca perderam a esperança que os mineiros seriam encontrado com vida.

Sob uma chuva de confetes, alguns se abraçavam, outros choravam, alguns inclusive rezavam, mas todos comemoravam "o triunfo dos mineiros, em um grande dia para o país"

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página