Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2010 - 11h55

Farc querem levar discussão sobre conflito na Colômbia à Unasul

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM BOGOTÁ

Membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) manifestaram nesta sexta-feira o desejo de levar à Unasul (União das Nações Sul-Americanas), de acordo com uma carta aberta da cúpula da entidade.

"Senhores presidentes: quando considerarem oportuno estamos dispostos a expor em uma assembleia da Unasul nossa visão sobre o conflito colombiano", afirma o texto, assinado "das montanhas da Colômbia".

Na carta, as Farc afirmam que "apesar do governo da Colômbia manter fechada a porta do diálogo com a insurgência (...), queremos reiterar à Unasul nossa vontade irredutível de buscar uma saída política ao conflito".

O novo governo colombiano, do presidente Juán Manuel Santos, já anunciou que não dialogará com o grupo insurgente enquanto as Farc não desistirem da violência e do terrorismo.

CAPTURA

Ainda no fim de semana agentes de inteligência da Colômbia capturaram em Bogotá cinco supostos rebeldes das Farc que, segundo as autoridades, faziam parte de um dos círculos de segurança do chefe militar da guerrilha, informaram autoridades locais nesta sexta-feira.

Entre os capturados está o guerrilheiro conhecido como "Pacho", chefe de finanças do Bloco Oriental da guerrilha, comandado por Víctor Julio Suárez Rojas, conhecido como Mono Jojoy segundo um comunicado do Departamento Administrativo de Segurança (DAS, serviço de inteligência estatal).

As autoridades asseguram que os detidos são membros da frente Urias Rondón das Farc, que opera na zona ocidental da Serra da Macarena e é o "encarregado de dar segurança e abastecer logística e financeiramente o Bloco Oriental das Farc".

Os trabalhos de inteligência para conseguir as capturas se estenderam por quatro meses, segundo o DAS, que não informou os nomes dos supostos guerrilheiros capturados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página