Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2010 - 22h03

Prefeito mexicano foi assassinado pelo grupo Los Zetas, dizem autoridades

Publicidade

DA ANSA, EM CIDADE DO MÉXICO

O grupo criminoso Los Zetas foi responsável pelo assassinato, há uma semana, de Edelmiro Cavazos, prefeito da cidade mexicana de Santiago, no Estado de Nuevo León, revelaram autoridades locais nesta terça-feira.

O procurador Alejandro Garza assinalou que o motivo do homicídio foi a suspeita de que o político "colaborava com um grupo rival", nesse caso o cartel do Golfo --de quem o Los Zetas era o braço armado e com quem atualmente disputa o controle da região.

Ambas organizações romperam sua aliança há alguns meses, o que vem causando enfrentamentos violentos que frequentemente deixam mortos e feridos.

Cavazos também era alvo do inconformismo de agentes de trânsito de Santiago, uma localidade turística, que colaboravam com o Los Zetas, segundo informou Garza.

O prefeito advertiu alguns policiais municipais por maltratar ciclistas de montanha e impôs-lhes sanções, que incluíram uma diminuição do salário. Para o procurador, a atitude incomodou os guardas e fez com que pensassem que Cavazos estava do lado de um grupo rival.

Segundo as autoridades, os policiais atuaram em conjunto com membros do crime organizado, e pelo menos 12 pessoas ligadas ao narcotráfico participaram do assassinato -- entre elas o autor material do crime.

Cavazos, do governista Partido Ação Nacional (PAN), foi retirado de sua casa durante a madrugada do último dia 16 por um grupo de desconhecidos. Dois dias depois, o corpo foi encontrado com marcas de tortura e a assinatura do Los Zetas.

Vários agentes foram detidos pelo crime, entre eles um guarda que vigiava a casa do prefeito.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página