Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/08/2010 - 10h09

Insurgentes matam seis militantes sunitas em emboscada no Iraque

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Insurgentes mataram seis membros de uma milícia sunita aliada do governo em uma emboscada no Iraque. O ataque violento vem um dia após diversas bombas matarem ao menos 56 em atentados aparentemente coordenados contra as forças de segurança iraquianas.

O porta-voz da polícia de Diyala, major Ghalib Al Karkhi, disse que os militantes faziam parte da Sahwa ou Conselhos do Despertar, que se aliaram às forças americanas em 2006 para combater a Al Qaeda --e desde então se tornaram alvo dos ataques insurgentes.

Eles estavam passando perto da cidade de Muqdadiyah aproximadamente à 1h30 quando o carro em que viajavam foi atingido por uma bomba colocada a beira da estrada.

A explosão matou quatro imediatamente, disse Al Karkhi. Logo depois, os homens armados atacaram e mataram mais dois membros da milícia.

Segundo a agência Efe, reforços dos Conselhos de Salvação chegaram ao local para ajudar a milícia. Uma outra bomba explodiu e matou o responsável pelo grupo, Ali Amir, e um de seus ajudantes.

Muqdadiyah fica a cerca de 90 km ao norte de Bagdá.

Também nesta quarta-feira, dois suspeitos foram detidos em confrontos armados entre o Conselho de Salvação e membros da Al Qaeda na região de Abu Saida, a 35 quilômetros de Baquba.

Uma fonte da polícia de Tikrit, capital da Província de Salah Ad Din, ao norte de Bagdá, disse que cinco agentes ficaram feridos pela explosão de dois artefatos explosivos na cidade de Samarra, 40 quilômetros ao sul de Tikrit.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página