Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2010 - 12h05

Rabino de Israel diz que líder palestino deveria morrer

Publicidade

DA REUTERS, EM JERUSALÉM

Um influente rabino israelense disse que Deus deveria enviar uma praga contra os palestinos e seu líder, pedindo sua morte num violento sermão antes do início das negociações de paz no Oriente Médio na próxima quinta-feira (2), em Washington.

"Abu Mazen [Mahmoud Abbas, líder palestino] e todas essas pessoas malignas deveriam desaparecer da terra", disse o rabino Ovadia Yosef, líder espiritual do partido religioso Shas --que forma parte do governo israelense--, num sermão na noite de sábado, chamando o presidente palestino pelo seu nome popular.

"Deus deveria atacá-los e a esses palestinos --malvados que odeiam Israel-- com a praga", declarou o rabino de 89 anos em seu sermão semanal frente aos fiéis, que teve partes transmitidas pelo rádio israelense no domingo.

O clérigo israelense fez comentários semelhantes antes. O mais conhecido foi em 2001, quando pediu a aniquilação dos árabes e disse que era proibido ter piedade deles.

Depois ele afirmou que estava se referindo apenas a "terroristas" que atacam os israelenses.

Seus comentários mais recentes não tiveram comentários imediatos de líderes palestinos nem israelenses.

O primeiro-ministro israelense Binyamin Netanyahu e Abbas devem retomar negociações diretas de paz na quinta-feira em Washington, na primeira reunião do tipo em 20 meses, num processo de paz que inclui compromissos de ambas as partes para evitar provocações.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página