Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2010 - 10h11

Atentado a bomba mata governador de distrito no leste do Afeganistão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O governador do distrito de Lal Por, Said Muhamad Pahlauande, no leste do Afeganistão, morreu nesta segunda-feira na explosão de uma bomba colocada em seu veículo. O ataque deixou ainda outros quatro feridos.

A explosão aconteceu perto da cidade de Jalalabad, capital da Província de Nangarhar, onde fica o distrito. As forças de segurança isolaram a região e lançaram uma busca pelos responsáveis.

O grupo islâmico Taleban assumiu a autoria do atentado. Seu porta-voz, Zabihulah Mujahid, disse que a explosão matou ainda os guarda-costas do governador.

Segundo a agência de notícias Associated Press, a explosão deveria ter acontecido dentro de um prédio onde autoridades faziam um encontro de segurança --e onde o número de vítimas seria potencialmente maior.

O movimento Taleban tem suas principais fortificações nas Províncias situadas no leste e no sul do país, onde os ataques contra as forças de segurança e as autoridades públicas são frequentes.

O ataque ocorreu dois dias depois de um atentado fracassado contra duas bases militares da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na Província de Khost, que acabaram com mais de 30 insurgentes mortos.

O Ministério de Defesa do Afeganistão afirmou que dois soldados foram mortos e um outro ficou ferido na explosão de uma bomba colocada à beira da estrada na Província de Wardak. Um quinto soldado morreu e outro ficou ferido no distrito de Nad Ali, na Província de Helmand.

Na Província de Zabul, 24 talebans que viajavam em um caminhão e uma motocicleta foram capturados quando tentavam cruzar a fronteira no Paquistão, disse o porta-voz provincial Mohammad Jan Rasoolyar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página