Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2010 - 09h23

Secretário de Defesa diz que missão americana no Iraque está na fase final

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, chegou nesta quarta-feira em visita-surpresa ao Iraque para participar da cerimônia militar americana que marca o começo da operação Novo Amanhecer e o fim das operações militares no país.

Veja cobertura completa da retirada do Iraque
Veja animação que explica o conflito

"As operações de combate acabaram. Nós ainda vamos trabalhar com os iraquianos em contraterrorismo. Nós ainda vamos fazer muito treinamento. E aconselhamento e assistência. Então eu diria que mudamos para a fase final de nossa missão no Iraque", disse Gates, questionado por um repórter se os EUa ainda estavam em Guerra no Iraque.

Jim Watson/AFP
Secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, se prepara para decolar de base militar no Iraque, em visita-surpresa ao país
Secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, se prepara para decolar de base militar no Iraque, em visita-surpresa ao país

Gates afirmou ainda que a história deve julgar se a invasão americana valeu a pena. "Como tudo vai se desenvolver ao longo dos anos ainda será visto. Este é um trabalho em andamento por muito tempo. Esta é uma coisa nova na história milenar do Iraque e é uma coisa muito nova nesta região do mundo. Mas eu acho que começamos bem", disse o secretário americano, sobre a democracia recém-instaurada.

Nesta terça-feira, dia em que todas tropas americanas de combate deixaram o Iraque, o secretário de Defesa já alertara contra declarações antecipadas de vitória.

Ele se une ao vice-presidente americano, Joseph Biden, que viajou ao país há dois dias para supervisionar o começo da nova etapa da presença americana no Iraque --centrada em tarefas de estabilidade, assessoria, capacitação e apoio às forças de segurança iraquianas.

As tropas americanas acompanham uma cerimônia militar para marcar a transferência do comando ma qual o general americano Ray Odierno passará as responsabilidades a Lloyd Austin --que será o responsável pelos menos de 50 mil soldados que permanecerão no Iraque até a retirada total, prevista para o fim de 2011.

PÁGINA VIRADA

O presidente americano, Barack Obama, oficializou o fim da missão de combate americana no Iraque em seu pronunciamento à nação em rede nacional de TV na noite desta terça-feira. "Por meio desse memorável capítulo na história dos EUA e do Iraque, cumprimos nossa responsabilidade. Agora, é hora de virar a página", disse o presidente.

Em cerca de 18 minutos de discurso, Obama contou ter conversado com o ex-presidente George W. Bush, que liderou a invasão ao Iraque em 2003. Obama também pediu que o Iraque se apresse para formar um novo governo, e reiterou que todos os soldados americanos devem sair de lá até o final do próximo ano, como previsto.

"Nesta noite, eu anuncio que a missão de combate americana no Iraque terminou. A Operação Liberdade Iraquiana acabou, e o povo iraquiano agora assume a responsabilidade pela segurança de seu país. Essa foi minha promessa ao povo americano como candidato a esse cargo." No início do mês, ele tinha dito que, até 31 de agosto, menos de 50 mil soldados de uma força de transição permaneceriam no Iraque.

Obama afirmou que "esse marco deveria servir como uma mensagem ao mundo de que os EUA pretendem manter e fortalecer nossa liderança nesse jovem século."

Ele disse estar maravilhado com o sacrifício de 'homens e mulheres americanos em uniforme", que lutaram em "um lugar distante, por pessoas que nunca conheceram". Ele defendeu que, graças a isso, foi possível "colocar o futuro do Iraque nas mãos de seu povo".

"Terminar essa guerra não é só do interesse dos iraquianos --é do nosso próprio interesse', disse Obama. "Os EUA pagaram um enorme preço para colocar o futuro do Iraque nas mãos de seu povo. Nós mandamos nossos jovens para fazer enormes sacrifícios no Iraque, e gastamos vastos recursos no exterior em um período de orçamento apertado em casa."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página