Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2010 - 22h04

Furacão Earl ganha força no Atlântico e sobe para categoria 4

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM MIAMI

O furacão Earl voltou a ganhar força no Atlântico, subindo novamente para a categoria 4 nesta quarta-feira, com ventos sustentados de 215 km/h, informou o Centro Nacional de Controle de Furacões.

Com a aproximação do furacão do continente, as autoridades emitiram uma série de alertas e comunicados de vigilância da Carolina do Norte até Massachusetts.

Os Estados Unidos estão planejando uma operação para enfrentar "todos os cenários, inclusive o pior, e fazendo todo o necessário para proteger os moradores e as comunidades ao longo da Costa Leste", indicou o presidente Barack Obama em um comunicado divulgado pela Casa Branca.

Milhares de pessoas foram retiradas de suas casas na Carolina do Norte, enquanto as autoridades pedem à população que se prepare ante a proximidade do fenômeno.

Por volta das 18h de Brasília, Earl encontrava-se 1.010 km a sul-sudoeste de Cabo Hatteras, Carolina do Norte, que se situa numa faixa de ilhas onde foram ordenadas retiradas de moradores.

A tempestade movia-se na direção noroeste a 28 km/h.

Autoridades esperam que o Earl produza ventos fortes e condições para o surfe em grande parte da costa leste americana.

"Certamente, as ondulações e a ação das ondas são a maior preocupação com o rumo atual do furacão", disse Dorothy Toolan, porta-voz do condado de Dare, na região da Carolina do Norte, que está sob ameaça.

Segundo a trajetória prevista, o Earl passará a cerca de 80 km a leste de Cabo Hatteras nas primeiras horas de sexta-feira.

Atrás do Earl segue a tempestade tropical Fiona, que está posicionada no Atlântico, mas não representa perigo imediato para áreas do continente.

Segundo as autoridades, um novo fenômeno, a tempestade tropical Gaston, também se formava no Atlântico a cerca de 2.600 km a leste das Antilhas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página