Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2010 - 21h48

Perfuração para resgate de mineiros é suspensa temporariamente

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM SANTIAGO

A perfuração para o resgate de 33 mineiros presos em uma mina no norte do Chile foi detida temporariamente devido a uma falha geológica que obrigou o reforço das paredes do duto, informou nesta quarta-feira o pessoal encarregado do trabalho.

"!Paramos a perfuração para fazer a medição correspondente e porque encontramos uma primeira falha (geológica) que nos obrigou a colocar cimento sobre as paredes (do duto)"!, explicou o engenheiro Andrés Sougarret, encarregado da operação.

"!Isto é o que estamos fazendo no momento, mas a máquina vai seguir desenvolvendo o trabalho"!, destacou Sougarret, que pretende retomar a perfuração ainda na noite de hoje.

"!É uma falha geológica que está em torno do veio. São falhas menores e não há complicação, porque podemos contornar isto adequadamente"!.

O grupo de 33 operários permanece há 27 dias preso na mina San José, no meio do deserto de Atacama, 800 km ao norte de Santiago, e seu resgate deve levar de três a quatro meses.

O duto é aberto com uma perfuradora Strata 950, que começou a operar na noite de segunda-feira passada, para abrir uma chaminé de 700 metros, por onde os mineiros serão içados.

A máquina abre um duto de 33 centímetros de diâmetro que, posteriormente, será ampliado por uma perfuradora especial para 66 cm de diâmetro.

Quando for alargado, o duto será grande o suficiente para levar até o abrigo uma cápsula de resgate que içará os mineiros, um por vez.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página