Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2010 - 22h30

Homem que fez 3 reféns na sede da TV Discovery usava balas de festim

Publicidade

DE SÃO PAULO
DA EFE, EM WASHINGTON

As autoridades de Maryland (EUA) anunciaram nesta quinta-feira que "encontraram e detonaram com sucesso" um total de quatro explosivos em uma casa ligada ao homem armado que manteve três reféns ontem na sede da TV Discovery. As investigações também mostraram que, na verdade, ele estava armado com balas de festim.

Homem mantém reféns na sede do canal Discovery para "salvar o planeta"
Homem que fez refém na sede da TV Discovery (EUA) pode ter explosivos
Homem armado faz um refém na sede da Discovery nos EUA

Jewel Samad /AFP
Carro de polícia em frente ao prédio da rede de TV Discovery, nos EUA; homem que mantém reféns queria "salvar o planeta"
Carro de polícia em frente ao prédio da Discovery, nos EUA; homem que mantém reféns queria "salvar o planeta"

Segundo o chefe de polícia do condado de Montgomery, Thomas Manger, as autoridades continuam investigando se o homem agiu sozinho ou se teve ajuda com os explosivos. Também buscam o veículo que pertencia a ele.

O homem armado que manteve três pessoas reféns nesta quarta-feira na sede da rede de TV Discovery, nos subúrbios de Washington (EUA), foi morto a tiros pela polícia após cerca de três horas. Uma autoridade legal informou, em condição de anonimato, que o atirador foi identificado como James J. Lee.

SALVAR O PLANETA

O atirador estaria ligado a um manifesto que defende o fim da procriação para salvar o mundo, disse uma fonte próxima à investigação à rede de TV americana CNN.

AP/Montgomery County (Md.) Police
James J. Lee, que mantém reféns na sede da rede de TV Discovery Channel, nos EUA
James J. Lee, que mantém reféns na sede da rede de TV Discovery

Segundo o site DCist, James Jay Lee, mais conhecido como "Lee", foi preso em fevereiro de 2008 por sujar as vias públicas e por má conduta, após organizar um protesto em frente à sede da Discovery. Segundo o site, ele teria até jogado dinheiro nas pessoas que passavam para que parassem no local do protesto, e contratado moradores de rua para participar.

Em seu julgamento, Lee alegou trabalhar para salvar o planeta após ser demitido de seu trabalho em San Diego. Ele disse também ter se inspirado em "Ishmael", livro do ambientalista Daniel Quinn, e no documentário do ex-vice-presidente Al Gore, "Uma verdade inconveniente".

Lee publicou um manifesto na internet no qual chama os seres humanos de "imundos" e pede que a Discovery "pare de encorajar o nascimento de mais pequenos parasitas humanos". Lee afirma que os "humanos são as criaturas mais destrutivas, imundas e poluentes ao redor e estão arruinando o que resta no planeta com sua falsa moral e cultura de criação".

O manifesto começa dizendo "O canal Discovery DEVE transmitir ao mundo seu comprometimento em salvar o planeta e fazer o seguinte IMEDIATAMENTE". Em seguida, são listadas 11 missões a serem cumpridas, entre elas fim de programas que promovam a guerra ou a tecnologia por trás dela, e encontrar soluções para o desemprego e as moradias. O foco, no entanto, é promover o fim da procriação humana.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página