Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2010 - 01h24

Chanceler sul-coreano renuncia após caso de nepotismo

Publicidade

DA EFE, EM SEUL

O ministro de Exteriores da Coreia do Sul, Yu Myung-hwan, renunciou neste sábado (4) pela polêmica originada por causa da contratação de sua filha para um posto no Ministério que lidera, informou a agência local "Yonhap".

Segundo o porta-voz da Chancelaria, Yu apresentou sua renúncia ao presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, e lamentou "ter causado problemas" com a polêmica criada.

Uma fonte do Escritório Presidencial da Coreia do Sul indicou que o mais provável é que o presidente sul-coreano aceite a renúncia.

O chanceler Yu se desculpou na sexta-feira por causa das informações que indicavam que sua filha de 35 anos foi escolhida em processo de seleção para ocupar um posto de nível médio no Ministério de Exteriores.

O presidente sul-coreano pediu então uma auditoria rigorosa para determinar possíveis irregularidades no processo de seleção.

O ministro serviu de maneira contínua como chefe da diplomacia sul-coreana desde que Lee chegou ao poder, em fevereiro de 2008.

Esta renúncia é mais um problema para Lee, que na semana passada teve que enfrentar a renúncia de seu pré-candidato a primeiro-ministro, Kim Tae-ho, e outros dois ministros devido a choques com a oposição no trâmite parlamentar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página