Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2010 - 17h58

Ataque contra Irã destruiria Israel, diz Ahmadinejad

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Qualquer ataque contra o Irã levaria à destruição de Israel, disse neste domingo o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, durante uma visita ao Catar, no Golfo Árabe.

"Os Estados Unidos e a entidade sionista não poderão atingir o Irã agora. Esse é um desejo... Qualquer ataque israelense contra o Irã significará a eliminação da entidade sionista do mapa mundial", disse ele, em entrevista coletiva em Doha. Ele falou em persa através de um intérprete árabe.

Ahmadinejad, que está no Catar para negociações com o emir do país, xeque Hamad bin Khalifa al Thani, já defendeu o fim do Estado judeu diversas vezes. O Irã não reconhece o Estado de Israel e o denomina de regime sionista. Teerã também apoia o movimento radical Hamas, que controla a faixa de Gaza e é contrário a qualquer compromisso com o Estado hebreu.

O Catar, por sua vez, é um aliado do Ocidente.

Israel considera que o programa nuclear do Irã seja uma ameaça à sua existência e não descartou a possibilidade de ação nuclear para impedir que o Irã desenvolva uma bomba atômica. Potências ocidentais, lideradas pelos EUA, acusam o Irã de querer desenvolver armas nucleares, mas Teerã defende que seu programa nuclear tem fins pacíficos.

Israel preserva o sigilo sobre o seu programa nuclear. Acredita-se que o país tenha o único arsenal atômico do Oriente Médio, o que preocupa seus vizinhos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página