Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2010 - 00h10

Nova Zelândia amplia estado de emergência após terremoto

Publicidade

DA EFE, EM SIDNEY

O governo da Nova Zelândia ampliou nesta segunda-feira (horário local) o estado de emergência no sul do país até a quarta-feira, após o terremoto de 7 graus na escala aberta de Richter, que causou uma morte, dezenas de feridos e grandes danos materiais na madrugada do sábado.

Ventania e tremores secundários atingem Nova Zelândia
Nova Zelândia declara estado de emergência após terremoto de 7,2 graus
Terremoto de magnitude 7,0 põe cidade da Nova Zelândia em estado de emergência

Mais de 500 prédios comerciais foram destruídos e pelo menos 20% das casas ficaram inabitáveis por causa do forte terremoto que sacudiu o sul do país e sobretudo Christchurch, a segunda maior cidade do país, habitada por cerca de 380 mil pessoas e situada no litoral oriental da ilha do sul.

As réplicas do terremoto e um temporal estão dificultando as tarefas de reconstrução em Christchurch, onde o governo impôs o toque de recolher nas noites do sábado e deste domingo para evitar o saque das lojas.

Dezenas de soldados substituíram a polícia nas tarefas de vigilância no centro da cidade, fechado ao público devido ao perigo de novos desabamentos.

O primeiro-ministro, John Key, disse que passará um tempo até que possa se determinar a magnitude dos danos causados pelo tremor, mas algumas financeiras esperam reivindicações de seguros no valor de 5 milhões de dólares neozelandeses (cerca de US$ 3,6 milhões).

A maior parte do transporte público de Christchurch continua suspensa, as escolas permanecem fechadas e as autoridades pediram aos cidadãos para não irem ao trabalho.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página