Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2010 - 08h43

Chega a 19 número de mortos em ataque suicida no Paquistão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um novo balanço das autoridades locais eleva para 19 o número de mortos em um atentado suicida no noroeste do Paquistão. Um terrorista jogou seu carro carregado de explosivos contra uma delegacia na localidade de Laki Marwat. Ao menos outras 40 pessoas ficaram feridas.

As equipes de segurança e resgate isolaram a área e esvaziaram a delegacia e vários prédios próximos. Os feridos estão sendo transportados ao hospital civil próximo ao local --e que também ficou danificado pela explosão.

O balanço do atentado de Laki Marwat pode aumentar, já que 45 policiais estavam no posto, informou o agente Saleem Khan, que confirmou que o prédio foi completamente destruído.

Zahid Mohammad/Reuters
Polícia, equipes de resgate e moradores vasculham escombros de delegacia de polícia atingida por bomba
Polícia, equipes de resgate e moradores vasculham escombros de delegacia de polícia atingida por bomba

O primeiro-ministro paquistanês, Yousuf Raza Gillani, condenou o atentado em comunicado emitido por seu escritório e ordenou às autoridades que abram uma investigação imediata e ponham à disposição dos feridos o melhor atendimento médico possível.

O ataque coincide com o Dia da Defesa do Paquistão, que foi celebrado em todo o país pelas forças armadas com orações nas mesquitas, içamento de bandeiras e mudanças de guarda.

Mais de 3.700 pessoas morreram em pouco mais de três anos no país em quase 400 atentados, suicidas na maioria, executados principalmente pelo Movimento dos Talebans do Paquistão (TTP) e outros grupos islamitas armados aliados.

Os insurgentes não aceitam a aliança do governo paquistanês com os Estados Unidos na guerra contra o terrorismo e atacam regularmente as forças de segurança e os edifícios oficiais, mas também, e cada vez mais, civis, particularmente os que pertencem a minorias religiosas, como os xiitas (20% da população do país).

O distrito de Lakki Marwat já havia sido cenário de ataques terroristas, entre eles um executado no dia 2 de janeiro, quando um suicida matou 99 pessoas ao lançar um carro-bomba contra os espectadores de um jogo de vôlei em Shah Hasan Khan.

A onda de atentados se intensificou na última semana, com seis ataques que deixaram 108 mortos. Na sexta-feira, um homem-bomba detonou um cinturão de explosivos dentro de uma manifestação xiita em Quetta (sudoeste do país) e matou 59 pessoas. Na quarta-feira, três homens-bomba mataram 31 pessoas em uma procissão xiita em Lahore, a grande cidade do leste do país.

As zonas tribais do noroeste do Paquistão, na fronteira com o Afeganistão, são o reduto do TTP e de outros grupos islamitas, assim como o principal refúgio de dirigentes da rede terrorista Al Qaeda, que treina seus combatentes na região.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página