Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2010 - 10h12

Ex-premiê iraquiano prevê novo governo em outubro

Publicidade

DA REUTERS, EM BAGDÁ (IRAQUE)

O ex-premiê iraquiano Iyad Allawi espera que até o final de outubro estejam concluídas as negociações para a formação de um novo governo no país, mais de seis meses depois das eleições legislativas de 7 de março.

Allawi disse à Reuters que isso será crucial para garantir a segurança do Iraque agora que os Estados Unidos encerraram suas atividades de combate no país.

Cinco meses após eleição, Iraque encara saída dos EUA sem governo
Entenda quais são as saídas possíveis para o impasse político no Iraque

As eleições de 7 de março passado foram vistas como um grande passo dos iraquianos rumo à democracia, após décadas sob a ditadura violenta de Saddam Hussein e uma sequência de golpes de Estado antes dele.

Os resultados deram uma vitória apertada para a Iraqiya, aliança xiita com apoio sunita, com 91 das 325 cadeiras do Parlamento. Logo atrás, a exclusivamente xiita Estado de Direito, do atual premiê interino, Nouri Al Maliki, obteve 89 cadeiras. A também xiita Aliança Nacional Iraquiana (ANI) obteve 70 cadeiras e outras 43 ficaram com a aliança curda. Eram necessárias 163 cadeiras para um governo sem coalizão.

A coalizão mais previsível seria entre o grupo de Maliki e a ANI, que precisaria ainda de mais algumas poucas cadeiras para garantir a maioria simples e derrubar a Iraqiya. Mas a ANI recusa um segundo mandato de Maliki, que por sua vez se recusa a deixar o cargo e desafia a oposição a apresentar um candidato melhor.

O atual premiê mantém ainda um diálogo com a Iraqiya, mas analistas questionam se Allawi está disposto a ocupar qualquer outro cargo no governo. Em entrevista à Reuters, Allawi insiste em colocar um correligionário seu no cargo de premiê, já que o Iraqiya formou uma bancada ligeiramente maior que o Estado de Direito.

"Espero que em algum momento em outubro, no final de outubro [as negociações sejam concluídas]", disse Allawi. "Ainda estamos num estágio preliminar. Sabemos que há um atraso, mas é importante ter certeza em vez de lamentar", afirmou ele. "Os Estados Unidos estão indo embora, eles já começaram a sair, e acreditamos que há muito a ser feito neste país para torná-lo seguro e estável."

Embora negociem entre si, os dois partidos também buscam apoio de bancadas menores para tentar formar uma coalizão. Até agora, no entanto, persistem as diferenças históricas entre curdos, sunitas e xiitas sobre quem deve ocupar os principais cargos, especialmente o de primeiro-ministro.

Insurgentes têm tentado explorar esse vácuo político, especialmente com ataques a policiais e militares, o que gera desconfianças quanto à capacidade das forças locais de controlarem o país depois da retirada completa das forças dos EUA, ao final de 2011.

Os EUA encerraram oficialmente na semana passada seus sete anos e meio de missões de combate. Restam agora cerca de 50 mil soldados norte-americanos no Iraque, em tarefas de apoio e treinamento.

"(Quase) oito anos se passaram e não conseguimos construir uma segurança plena", disse Allawi. "Então sabe Deus quando os iraquianos poderão ser responsáveis por sua própria segurança e pela segurança do povo iraquiano."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página