Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2010 - 13h32

Equador espera restabelecer relações com Colômbia em dezembro

Publicidade

ALEXANDRA VALENCIA
DA REUTERS, EM QUITO (EQUADOR)

O Equador espera restabelecer definitivamente relações diplomáticas com a Colômbia em dezembro deste ano, disse nesta segunda-feira o presidente equatoriano, Rafael Correa, depois de um longo processo de diálogo entre autoridades dos dois países.

O governo de Quito rompeu relações diplomáticas com a Colômbia em março de 2008, depois de uma incursão militar colombiana em território equatoriano para destruir um acampamento das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Depois disso, o diálogo foi permeado de acusações mútuas.

"Esperamos que até o mês de dezembro as relações [com a Colômbia] sejam restabelecidas", disse Correa em entrevista à imprensa no Japão, onde realiza uma visita oficial para reforçar as relações bilaterais.

As declarações foram reproduzidas pelo diário oficial "El Ciudadano", que informou que Correa justificou o rompimento dos vínculos formais com o vizinho como resultante do ataque do Exército colombiano e "uma campanha de mentiras".

Nos últimos meses os dois países se empenharam no diálogo sobre temas que qualificaram de sensíveis e que poderiam ser resolvidos em uma reunião marcada para outubro.

Correa solicitou ao governo colombiano a entrega de informação sobre a incursão militar e documentos encontrados em um computador de propriedade do líder guerrilheiro Raúl Reyes.

Reyes e outras 24 pessoas, incluindo um equatoriano, morreram na operação, qualificada por Correa como violação à soberania de seu país.

Como medida prévia ao restabelecimento de relações diplomáticas, os dois países designaram encarregados de negócios.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página