Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2010 - 13h37

Dois barcos naufragam no Congo; mais de 50 teriam morrido

Publicidade

BIENVENU BAKUMANYA
DA REUTERS, EM KINSHASA

Dezenas de pessoas podem ter morrido em dois naufrágios separados nos últimos dias no, disseram autoridades no país nesta segunda-feira.

Um barco afundou no rio Ruki, na Província de Equateur, no norte do Congo, e outro na Província de Kasai-Ocidental, próximo à fronteira com a Angola.

"O acidente [de Kasai-Ocidental] foi causado por um incêndio. As provas indicam que havia 39 pessoas, mas na realidade provavelmente havia mais. Estamos aguardando o número oficial da Marinha", disse Djalo Meba, autoridade regional na cidade de Tshikapa, que fica a cerca de 60 quilômetros do local de acidente, ocorrido no sábado.

No outro incidente, um barco afundou entre a noite de quinta-feira e a manhã de sexta-feira, segundo um porta-voz do Ministério do Interior. "Houve cerca de 17 mortes no rio Ruki em Equateur, e outros ainda estão desaparecidos", disse Richard Ilunga.

Décadas de conflitos e negligência deixaram a infraestrutura do país em condições precárias. Viagens de avião ou barco se tornaram as melhores ou únicas opções para os congoleses. Acidentes são frequentes e muitas vezes causadas por superlotação. Não foi possível estabelecer imediatamente o número de mortos nos últimos acidentes.

Em julho, 138 pessoas morreram quando um barco afundou em um trecho do rio Congo, na província ocidental de Bandundo, disse a polícia. Outro acidente, em novembro, deixou cerca de 73 mortos, quando um barco que transportava lenha e passageiros ilegais afundou em um lago em Bandundo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página