Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2010 - 14h03

Premiê da Austrália espera formar novo governo nesta terça-feira

Publicidade

DA REUTERS, EM CANBERRA

A primeira-ministra australiana, a trabalhista Julia Gillard, saberá na terça-feira se poderá formar um novo governo minoritário com apoio de três deputados independentes --o que acabaria com mais de duas semanas de incerteza política depois das eleições de 21 de agosto.

A oposição conservadora elegeu 73 deputados, um a mais do que o Partido Trabalhista de Gillard. Para formar maioria, um partido precisa de 76 deputados. Dessa forma, os cinco parlamentares independentes e do Partido Verde se tornam cruciais numa eventual coalizão.

O deputado independente Tony Windsor disse que o impasse deve acabar na terça-feira de manhã, mas ainda existe o risco de que os três parlamentares independentes se dividam, criando dois grupos de 75 deputados cada, o que poderia levar à realização de novas eleições.

"Ainda há algumas reuniões a fazer, tanto com a oposição quanto com o governo. Dependendo de quanto elas durarem, e se houver algum empecilho, (o anúncio da nova coalizão) deve ser amanhã", afirmou Windsor a jornalistas.

Complicando a situação do líder oposicionista Tony Abbott, um deputado do seu partido, o Nacional, ameaça passar para a bancada dos independentes.

Esta é a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial que a Austrália tem um Parlamento dividido, em que deputados independentes serão o fiel da balança.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página