Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/09/2010 - 13h23

Inundações afetam 21 milhões no Paquistão e ONU espera mais ajuda

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A catástrofe humanitária causada pelas chuvas e inundações no último mês no Paquistão se agrava e já afeta 21 milhões de pessoas, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas). A organização espera angariar mais ajuda aos paquistaneses e conta com o apoio da atriz engajada Angelina Jolie, que visita o país nesta terça-feira.

"A situação é inquietante, no sul não para de agravar-se, especialmente na província de Sindh, e o número de afetados já é próximo aos 21 milhões de pessoas em todo o país", disse Elizabeth Byrs, porta-voz da Agência de Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha) da ONU.

Destes, ao menos 10 milhões estão desabrigados pelas chuvas dos últimos 45 dias, no que a ONU considera uma das piores crises humanitárias de sua história.

Jason Tanner/Efe
Angelina Jolie (dir.) visita o Paquistão e tenta atrair mais doações internacionais aos 21 milhões afetados por catástrofe
Angelina Jolie (dir.) visita o Paquistão e tenta atrair mais doações internacionais aos 21 milhões afetados por catástrofe

"De acordo com novas estimativas após as inundações mais recentes em Sindh, pelo menos 10 milhões de pessoas estão sem teto atualmente", afirmou Maurizio Giuliano, outro porta-voz da Ocha. "E isto não inclui aqueles que já receberam ajuda de emergência e aqueles abrigados em escolas".

Ele afirmou que as inundações no Paquistão se tornaram um dos piores desastres humanitários da história da ONU, em termos do número de pessoas que precisam de ajuda e do tamanho da área afetada.

As inundações já mataram desde o fim de julho 1.752 pessoas.

A nova secretária-geral adjunta da ONU para Assuntos Humanitários, Valerie Amos, que acaba de substituir no cargo de John Holmes, começou hoje uma visita ao país asiático. Ela permanecerá no Paquistão até 10 de setembro e se reunirá com autoridades, doadores, agências da ONU e parceiros humanitários, além de ir a algumas áreas afetadas, como Sindh.

A ONU demonstrou hoje esperança de que a visita ao Paquistão da americana Angelina Jolie ajude a acelerar a chegada de ajuda internacional aos desabrigados. "Esperamos um grande impacto. É importante que personalidades conscientizem o mundo sobre a situação", disse hoje em entrevista coletiva em Islamabad o diretor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento para a Ásia e o Pacífico, Ajay Chhibber.

Jolie, que chegou hoje ao país como embaixadora da boa vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), foi ao acampamento de deslocados de Jalozai e atendeu a perguntas da imprensa na cidade de Nowshera.

"Estou muito comovida por eles (os afetados). Espero poder fazer algo para ajudar", declarou a estrela de Hollywood.

Esta é a quarta viagem da atriz ao Paquistão desde que se tornou embaixadora de boa vontade do Acnur em 2001.

Durante dois dias, Jolie visitará comunidades afetadas, terá encontros com os trabalhadores humanitários envolvidos nas tarefas de assistência aos desabrigados pelas intensas chuvas e com responsáveis do Governo paquistanês. Dias atrás, a atriz anunciou uma doação pessoal de US$ 100 mil.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página