Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2010 - 08h46

Número 2 da Al Qaeda critica resposta do Paquistão às enchentes

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O número 2 da rede terrorista Al Qaeda, Ayman Al Zawahri, acusou nesta quarta-feira o governo do Paquistão de ter sido muito lento na resposta às inundações que mataram ao menos 1.700 e deixaram mais de 10 milhões desabrigados no país e fez um chamado aos paquistaneses para que se revoltem contra Islamabad.

Zawahri, que estaria escondido nas montanhas ao longo da fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão, divulgou as críticas em uma gravação de áudio postada na Internet. Aparentemente feita para marcar o nono aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, Zawahri fala por 44 minutos.

"A principal preocupação da classe governante e do Exército no Paquistão é encher de dólares suas contas bancárias no país e no exterior e, no que diz respeito a eles, o Paquistão e seu povo podem ir para o inferno", afirmou Zawahri.

Segundo ele, o "silêncio" do povo paquistanês permite que a situação se deteriore e a corrupção se alastre no país.

Os militares paquistaneses têm assumido o comando na entrega da ajuda, mas o governo civil vem sendo criticado por sua lenta reação.

A ONG humanitária internacional Oxfam afirmou que o número de pessoas afetadas chega aos 21 milhões, fora outras 10 milhões que precisaram se deslocar pelas fortes chuvas e inundações, que começaram há seis semanas e causaram prejuízos estimados em US$ 43 bilhões.

Ainda na semana passada a ONG alertou que pode ocorrer uma catástrofe de saúde pública no Paquistão. Nas últimas duas semanas e meia, suspeita-se que tenha triplicado o número de casos de diarreia aguda, doenças cutâneas, infecções respiratórias e malária, afirmou a organização em comunicado.

A ONU (Organização das Nações Unidas) informou nesta terça-feira que o Plano de Emergência destinado ao Paquistão será revisado ainda nesta semana pela necessidade de mais doações. O plano obteve até agora 67% dos recursos solicitados aos doadores internacionais.

A gravação de Zawahri foi postada em websites islamitas normalmente usados pela Al Qaeda. Zawahri fez ainda um chamado aos muçulmanos paquistaneses e turcos para que se levantem contra seus governos por causa de seu envolvimento no Afeganistão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página