Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2010 - 07h02

Afeganistão tem segunda eleição legislativa de sua história; veja cronologia

Publicidade

DA EFE

Cerca de 11 milhões de eleitores afegãos poderão ir às urnas neste sábado para votar em 2.500 candidatos às 249 cadeiras da Câmara Baixa do Parlamento, conhecida como Wolesi Jirga. Está será a segunda eleição legislativa do Afeganistão, marcado por uma história de guerras, invasões e regimes ditatoriais.

O Afeganistão viveu um período de monarquia (1919 a 1973), passou pela ocupação soviética (de 1979 a 1989), a chegada e queda do regime Taleban (1996 a 2001) e a invasão americana. Como uma democracia frágil, o Afeganistão passou por eleições presidenciais e parlamentares em 2005 e depois eleições presidenciais em 2009 e agora as eleições parlamentares.

Veja as principais datas da história do Afeganistão

1919 Afeganistão consegue a plena independência do Reino Unido

1919-1973 Período de monarquia

*

1973 Golpe de Estado perpetrado pelo príncipe Mohammed Dawoud derruba seu primo, o rei Zahir, e a República é proclamada.

1978 Dawoud é assassinado e o país passa a ser governado por um Conselho Nacional Revolucionário, presidido pelo líder do Partido Comunista, Mohammed Taraki. Ele assina um tratado militar com a União Soviética e um regime marxista é implantado. Quando o Exército rejeita o novo governo, começa um conflito civil.

1979 Surge o movimento mujahedin, um Exército com laços islâmicos treinado e financiado por Arábia Saudita, Estados Unidos, Paquistão e outras nações muçulmanas, que combate o regime comunista afegão.

1979 A União Soviética invade o Afeganistão diante do medo de uma islamização de suas fronteiras, após a intensificação dos combates entre rebeldes (mujahedins) e tropas governamentais. Babrak Karmal, também comunista, assume a Presidência afegã com o apoio soviético.

1986 Karmal é substituído por Mohammed Najibullah, também apoiado pelos soviéticos.

*

1988 Afeganistão, União Soviética e EUA assinam acordo de paz e começa a retirada da tropas soviéticas.

1989 Os mujahedins lançam um movimento de resistência para derrubar Najibullah, que só deixa o poder em 1992.

1993 Mujahedins acertam a formação de um governo presidido por Burhanuddin Rabbani e reconhecido por Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e EUA. O regime comunista deixou para trás um país em guerra civil. As várias facções mujahedins brigam para assumir o poder.

*

1996 Surge o movimento islâmico Taleban, com o mulá Omar na liderança. Integrado por jovens estudantes fundamentalistas formados em escolas corânicas, o Taleban recebe apoio do Paquistão e consegue tomar Cabul --derrubando o regime de Rabbani.

1997 Os talebans já dominam 90% do país, com apoio agora também da Arábia Saudita.

*

1998 O líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, supostamente escondido nas montanhas afegãs, é apontado como responsável pelos ataques contra as embaixadas na África. Em agosto, EUA bombardeiam supostos campos de treinamento da rede terrorista no Afeganistão.

1999 A ONU (Organização das Nações Unidas) impõe sanções contra o Afeganistão para que entregue Bin Laden.

2001 Em 7 de outubro, depois dos atentados contra Nova York e Washington, os EUA, apoiados pelos Reino Unido, iniciam a chamada Operação "Liberdade Duradoura", com ataques aéreos contra o Afeganistão, depois de o taleban se negar a entregar Bin Laden. Em novembro, forças opositoras tomam Mazar Al Sherif e pouco depois entram em Cabul e outras importantes cidades do país, o que representaria o fim do regime taleban e o desaparecimento do mulá Omar do panorama político. No dia 5 dezembro, na Conferência de Bonn, Hamid Karzai é escolhido presidente interino, com o mandato de redigir uma Constituição e convocar eleições. Em 7 dezembro, os talebans entregam seu último reduto, Kandahar, mas nem Bin Laden nem o mulá Omar são capturados.

2002 Em janeiro, chegam as primeiras forças de paz internacionais. Em junho o grande conselho afegão elege Karzai como chefe de Estado interino até 2004.

2003 Durante todo o ano acontecem combates entre os talebans e tropas governamentais. A Otan toma o controle da segurança em Cabul, em sua primeira missão fora de território europeu.

*

2004 Em outubro, Karzai é eleito presidente na primeira eleição democrática da história do país.

2005 Em setembro, os senhores da guerra se impõem nas primeiras eleições legislativas por voto universal.

2006-2007 Aumenta a violência, com cerca de 4.400 mortos em 2006, e mais de 6.300 em 2007.

2009 No dia 10 novembro, Karzai renova seu mandato como presidente, após um polêmico processo eleitoral com um terço dos votos anulados por fraude. Em dezembro, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anuncia o envio de 30 mil soldados a mais ao Afeganistão e o início da retirada para 2011.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página