Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2010 - 21h36

Fidel Castro se reúne com mais de 600 japoneses do Cruzeiro pela Paz

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM HAVANA

O ex-ditador cubano Fidel Castro se reuniu nesta terça-feira com cerca de 620 tripulantes e passageiros do Cruzeiro pela Paz, do Japão, aos quais advertiu sobre as consequências "horríveis" de uma guerra nuclear, segundo a TV local.

Em um encontro no Palácio de Convenções, no oeste de Havana, Fidel, de 84 anos, afirmou que mais de 6 bilhões de pessoas ficariam sem comida pelo impacto ambiental de um eventual ataque dos EUA e Israel contra o Irã.

"Esse encontro tem uma importância muito grande, precisamente pela experiência que vocês acumularam sobre esse tema", disse Fidel, ao referir-se ao ataque atômico lançado pelos EUA sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945.

O líder comunista, que participou do evento vestido de civil, com camisa xadrez, garantiu que as consequência seriam "horríveis" pela existência de armas mais sofisticadas e eficazes que as usadas há 65 anos.

Recuperado da grave doença que o levou a ceder o governo a seu irmão Raúl Castro, há quatro anos, o líder da revolução reapareceu em público em julho e mantém uma intensa agenda de encontros e entrevistas, nos quais aborda sua hipótese da conflagração nuclear.

Na reunião de hoje estava Junko Watanabe, um dos sobreviventes da bomba atômica lançada em Nagasaki, e que vive no Brasil, segundo a imprensa local.

O Cruzeiro pela Paz partiu em agosto do porto de Harumi, em Tóquio, com cerca de 1.000 pessoas, e chegou a Havana na madrugada desta terça-feira, como parte da viagem por 19 países --incluindo Jamaica, Panamá, Nicarágua, Guatemala e México.

Desde 1990, o Cruzeiro pela Paz inclui a ilha entre seus portos de destino e sua visita anterior a Havana, em 2009, foi dedicada aos 50º aniversário da revolução cubana e ao 80º do estabelecimento de relações diplomáticas entre Cuba e Japão.

Essa é a 14ª visita do barco japonês e coincidiu com o Dia Internacional da Paz, estabelecido em 2001 pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

A ONG japonesa "Barco da Paz" organiza desde 1983 viagens internacionais, duas vezes ao ano, para promover soluções pacíficas para os problemas mundiais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página