Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2010 - 16h13

Ministra diz que câncer do presidente paraguaio, Fernando Lugo, está retrocedendo

Publicidade

DE SÃO PAULO

O câncer linfático que afeta o presidente paraguaio, Fernando Lugo, está retrocedendo, disse nesta sexta-feira a ministra da Saúde, Esperanza Martínez, ao comentar o resultado de exames a que ele se submeteu no Brasil.

Lugo se encontra em São Paulo para sua terceira sessão de quimioterapia, como parte do tratamento do linfoma não-Hodgkin com envolvimento ósseo, e para submeter-se a exames que verificariam se está melhorando. O presidente manteve suas funções no governo, apesar da doença.

Jorge Adorno/Reuters
Em São Paulo, presidente paraguaio Fernando Lugo passa por exames e responde bem a tratamentos contra câncer linfático
Em SP, presidente paraguaio, Fernando Lugo, passa por exames e responde bem a tratamentos contra câncer

Segundo a ministra, "os nódulos desapareceram em todos os lugares onde foram detectados e não há novas lesões". "Esse é o melhor cenário", disse ela, em entrevista à imprensa na sede do governo, tendo ao lado o ministro das Comunicações,

"Diante da resposta favorável que se teve, provavelmente não haverá mudanças", afirmou Martínez, referindo-se ao tratamento, que, conforme explicou, inclui outras três sessões de quimioterapia até dezembro.

Um boletim médico divulgado pelo hospital Sírio-Libanês afirmou que o exame realizado por Lugo "confirmou uma resposta satisfatória aos dois ciclos iniciais do tratamento quimioterápico."

"Em virtude dos resultados, o paciente realizará hoje a terceira sessão de quimioterapia, de um total de seis planejadas", acrescentou o hospital.

Lugo voltará ao Paraguai ainda nesta sexta-feira.

Ainda na semana passada a equipe médica que atende Lugo divulgou que os exames incluiriam um pet scan -- tomografia por emissão de pósitron que faz um diagnóstico por imagem e permite avaliar funções importantes do corpo, tais como o fluxo do sangue, o uso do oxigênio, e o metabolismo do açúcar, ajudando aos médicos a avaliar como os órgãos e os tecidos estão funcionando.

Segundo Alfredo Boccia, hematologista paraguaio que atua junto aos médicos do Sírio-Libanês no tratamento do chefe de Estado, este tipo de exame ainda não é realizado no Paraguai, mas é necessário para avaliar os resultados das duas primeiras sessões de quimioterapia às quais Lugo se submeteu.

TRATAMENTO

Ainda na semana passada Lugo se recuperava de sua segunda sessão de quimioterapia, a qual foi submetido em no dia 3 de setembro, em Assunção, 22 dias depois da primeira sessão realizada no Hospital Sírio-Libanês.

Uma série de testes realizados em 12 de agosto confirmaram que o presidente paraguaio tem um linfoma na virilha, no mediastino (tórax) e em uma região do osso da terceira vértebra.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página