Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2010 - 16h19

Em primeiro encontro, Obama felicita presidente colombiano por morte de líder das Farc

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente dos EUA, Barack Obama, reuniu-se nesta sexta-feira pela primeira vez com o colombiano Juan Manuel Santos, que assumiu o governo em agosto. Obama aproveitou o encontro para felicitar o colega pelo "grande dia para o povo colombiano e para aqueles que buscam a paz na região", referindo-se à operação que matou o líder militar das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Ontem, o Exército colombiano anunciou a morte do líder rebelde Víctor Julio Suárez Rojas, conhecido como "Jorge Briceño Suárez" ou "Mono Jojoy", durante um ataque a um acampamento da guerrilha.

Felipe Ariza/Efe
Juan Manuel Santos (à esq.) e Barack Obama se encontram pela primeira vez, em Nova York
Juan Manuel Santos (à esq.) e Barack Obama se encontram pela primeira vez, em Nova York

"Como consequência do sucesso das forças de segurança da Colômbia, acho que agora temos a chance de ver uma estabilidade contínua na Colômbia e na região", disse Obama. "E isso vai criar as condições para paz e desenvolvimento sob a liderança do presidente Santos. Por isso, eu o parabenizo."

A morte de Mono Jojoy representa "uma oportunidade de ver uma estabilidade contínua na Colômbia", onde o povo "sofre com a praga dessa guerrilha há muito tempo", disse o americano.

Santos assegurou que a morte do líder guerrilheiro "abre uma nova era" no país. "Agora que o problema da segurança está mais ou menos resolvido, podemos voltar a uma agenda mais progressiva" nas relações bilaterais, incluindo desenvolvimento social, mudanças climáticas e a prosperidade de ambos os povos, disse Santos.

Os dois líderes se reuniram hoje no hotel Waldorf Astoria, em Nova York, em paralelo à Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

Nenhum dos dois líderes fez comentários sobre outros assuntos incluídos na agenda da reunião, como o Tratado de Livre Comércio entre os dois países, assinado em 2006 e que aguarda ratificação no Congresso americano. A maioria democrata bloqueia a ratificação do documento devido a preocupações sobre a situação dos direitos humanos na Colômbia.

Também não mencionaram o acordo militar entre EUA e Colômbia, que foi suspenso por uma Corte Constitucional colombiana no dia 17 de agosto, e precisa ser aprovado pelo Congresso do país. Esse acordo, que foi muito criticado por vários países latino-americanos, permitiria que soldados americanos utilizem sete bases militares colombianas para a luta contra o narcotráfico e o terrorismo.

BASQUETE

Os dois líderes tiveram uma conversa amistosa sobre o fato de Santos ter sido educado tanto na Universidade de Kansa, cujo time de basquete regularmente compete no campeonato nacional americano, e em Harvard.

"Eu fiquei um pouco decepcionado com ele no ano passado porque apostei que eles [o time de basquete do Kansas] ganhariam, e eles perderam. Mas ele já se desculpou por isso", disse Obama.

Santos disse que os opositores republicanos de Obama provavelmente olhariam para o histórico escolar do colombiano e declarar que ele foi "educado em Kansas e corrompido em Harvard". "Na verdade, eles também acham que eu fui corrompido em algum lugar, mas não são unânimes sobre onde", disse Obama.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página