Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2010 - 07h40

Hillary pediu a Brasil ação junto a Irã

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Brasil recebeu um pedido direto do governo dos EUA --via telefonema da secretária de Estado, Hillary Clinton-- para intervir no caso dos jovens americanos presos no Irã sob acusação de espionagem, segundo Andrea Murta e Cristina Fibe, da Folha de S.Paulo apuraram.

O chanceler Celso Amorim voltou a discutir o tema ontem em reunião com seu contraparte iraniano, Manouchehr Mottaki, às margens da 65ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Ele também falou a respeito com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, no encontro que tiveram em Nova York há uma semana.

O ministro brasileiro recebera um telefonema de Hillary com o pedido de ajuda para os americanos em maio, pouco antes de uma viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Teerã.

Dos três americanos presos em julho do ano passado ao cruzar a fronteira do Iraque com o Irã, apenas uma -Sarah Shourd- foi libertada até agora, no último dia 15. Seu noivo, Shane Bauer, e o amigo Josh Fattal continuam presos em Teerã. Suspeitos de espionar, afirmam ser turistas.

O governo brasileiro aceitou intervir. Lula foi portador de três cartas com apelos para a libertação dos jovens a Ahmadinejad, segundo a Folha apurou: uma de senadores americanos, outra das mães dos detidos e uma terceira do núncio apostólico -embaixador do Vaticano- em Washington.

Leia a íntegra na edição desta quarta-feira da Folha, disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página