Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2010 - 22h48

No Peru, esquerdista tem vantagem em disputa pela prefeitura de Lima

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM LIMA

O Peru realizou neste domingo eleições municipais e regionais, onde se destacaram os grupos independentes e regionais sobre os grandes partidos políticos, com a esquerda perto de vencer a prefeitura de Lima, segundo pesquisas de boca de urna.

Na capital peruana, onde nove candidatos competiram, a esquerdista Susana Villarán tinha estreita vantagem sobre sua rival de direita Lourdes Flores, segundo pesquisas de boca de urna divulgadas no encerramento das eleições municipais.

A companhia Ipsos-Apoyo deu a Villarán, do partido Força Social, 39,4% dos votos, e 37,1% a Flores, do Partido Popular Cristão, enquanto que a companhia CPI também a colocou na frente com 40,9% contra 37,7%.

A estreita diferença de 2,3 a 3 pontos percentuais nas pesquisas de boca de urna torna impossível prever quem será a vencedora. Os resultados oficiais serão divulgados ainda neste domingo.

Na capital, o partido governista Apra e o fujimorismo não apresentaram candidatos e deixaram seus militantes livres para escolher.

O resultado preliminar confirma que uma mulher dirigirá o destino de Lima entre 2011 e 2015 pela primeira vez desde que o Peru elege prefeitos pelo voto popular, na década de 1960.

Villarán, 61 anos, ex-ministra da Mulher em 2001 e ex-candidata presidencial em 2006, onde obteve 0,4% de votos, se considera de "esquerda moderna e liberal", e deu como exemplo de seu estilo a ex-presidente chilena Michelle Bachelet e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Flores, 51 anos, uma social-cristã conservadora, tem uma carreira política que remonta de duas décadas quando foi eleita deputada. Preside desde 2003 o Partido Popular Cristão e foi candidata presidencial em duas ocasiões, a última em 2006, onde obteve 23% dos votos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página