Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2010 - 08h32

Esquerdista Susana Villarán lidera disputa pela Prefeitura de Lima

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Com 12,8% das urnas apuradas, a candidata esquerdista Susana Villarán lidera com 38,9% dos votos a apuração para a Prefeitura de Lima, capital do Peru. Em segundo lugar, está a rival de direita Lourdes Flores, com 37,2%.

A pequena diferença entre as duas principais candidatas torna impossível uma previsão sobre a vencedora na disputa para governar a capital peruana, principal colégio eleitoral do país. Os demais sete candidatos não ultrapassam 8%.

Na capital, o partido APRA, do presidente Alan García, e o fujimorismo do ex-presidente Alberto Fujimori não apresentaram candidatos.

Villarán, ex-ministra da Mulher e que foi candidata à Presidência em 2006, quando obteve apenas 0,4% dos votos, afirma ser da "esquerda moderna e liberal". Ela concorre pelo Força Social (FS) e cita como exemplos de seu estilo a ex-presidente chilena Michelle Bachelet e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

Flores, candidata da coalizão Partido Popular Cristão-União Nacional (PPC-UN), está na política há duas décadas e preside desde 2003 o Partido Popular Cristão. Já foi candidata à Presidência duas vezes, a última em 2006, quando recebeu 23% dos votos.

A apuração parcial divulgada pelo Escritório Nacional de Processos Eleitorais coincide com as previsões da pesquisa de boca de urna realizada pela Ipsos-Apoyo. A empresa deu a Villarán 39,4% dos votos contra 37,1% de Flores.

Reuters-03out.10
Susana Villaran vota nas eleições municipais deste domingo; ela está à frente na apuração
Susana Villaran vota nas eleições municipais deste domingo; ela está à frente na apuração
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página