Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2010 - 13h43

Colonos judeus são acusados de queimar cópias do Alcorão durante protesto

Publicidade

DA REUTERS, EM BEIT FAJJAR (CISJORDÂNIA)

Colonos judeus contrários a um acordo de paz entre Israel e os palestinos foram acusados de pôr fogo em uma mesquita na Cisjordânia nesta segunda-feira, queimando exemplares do Alcorão. No ataque foram feitas pichações em hebraico com ameaças.

"Mesquitas, nós queimamos", diz uma pichação feita na porta da mesquita chamuscada pelo fogo, em Beit Fajjar, ao sul de Belém, num dia em que o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, fez um apelo por moderação para evitar o colapso das negociações de paz mediadas pelos Estados Unidos.

O piso acarpetado da mesquita ficou queimado em uma dezena de lugares onde foi embebido com querosene e incendiado, por volta das 3h da madrugada. Exemplares do Alcorão foram tomados pelo fogo.

Os palestinos responsabilizaram os colonos judeus pelo ataque.

"A mensagem dos colonos é: aterrorizem o povo palestino", disse o grão-mufti de Jerusalém, Mohammad Hussein, que foi inspecionar os danos e falar com os moradores da área.

"Crimes como estes não aterrorizam o povo palestino. Pelo contrário, esses ataques só vão encorajar o povo palestino e aumentar nossa determinação para alcançar todos os nossos direitos", disse ele à Reuters, depois de fazer um breve sermão.

A violência na região poderia complicar os esforços liderados pelos Estados Unidos para impedir o colapso do processo de paz no Oriente Médio, retomado apenas um mês atrás.

Na semana passada, as negociações mergulharam em crise depois de encerrada uma moratória de 10 meses imposta por Israel às construções de casas nos assentamentos judaicos erguidos na Cisjordânia ocupada.

A ação contra a mesquita foi o quarto ataque desse tipo desde dezembro. "Foi um incidente muito sério, que estamos vendo com a maior gravidade", disse a porta-voz militar israelense tenente Avital Liebowitz.

Investigadores da polícia e do Exército de Israel --que controla a Cisjordânia desde 1967-- coletaram evidências no local, incluindo marcas de pegadas e um pedaço do carpete queimado, além de colher depoimentos de testemunhas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página