Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2010 - 09h59

Republicanos mantêm liderança para eleições legislativas nos EUA

Publicidade

DA REUTERS

A oposição republicana mantém a liderança nas intenções de voto para a eleição legislativa de 2 de novembro nos EUA, mas os democratas, do presidente Barack Obama, reduziram a desvantagem, segundo nova pesquisa Washington Post-ABC News divulgada nesta terça-feira.

Os republicanos tiveram a preferência de 49% dos entrevistados, contra 43% para os democratas. No mês, passado, a mesma pesquisa indicava 53% a 40% em prol da oposição, que tenta recuperar a maioria em uma ou ambas as casas do Congresso.

Outras pesquisas também têm mostrado um ligeiro avanço dos democratas, mas ainda atrás de seus rivais. Segundo o levantamento Washington Post-ABC News, a vantagem dos republicanos caiu pela metade nas últimas semanas.

Os democratas também ganharam pontos como o partido mais confiável para lidar com grandes questões, como saúde e economia: 41% têm essa opinião favorável, contra 39% que acham os republicanos mais qualificados; outros 15% não confiam em nenhum partido.

Entre os eleitores que se dizem republicanos, três quartos consideram essa eleição mais importante para o país do que as anteriores.

A insatisfação com os atuais deputados e senadores permanece elevada, e só 23% aprovam o atual Congresso. A reprovação específica aos parlamentares democratas chega a 61%, e aos republicanos chega a 67%.

Um terço dos eleitores acham que os candidatos do movimento conservador Tea Party iriam mudar positivamente a cultura política de Washington, e cerca de 15% afirmaram apoiar fortemente esse grupo, segundo o relato da pesquisa publicado no Washington Post.

Cerca de mil pessoas foram ouvidas entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página