Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2010 - 20h02

Eleição regionais no Peru ainda tem resultado indefinido

Publicidade

DA REUTERS, EM LIMA

A vantagem da candidata esquerdista Susana Villarán sobre sua rival conservadora Lourdes Flores diminuiu na terça-feira durante as apurações dos votos para a prefeitura de Lima, que servem de indicação para a eleição presidencial de 2011.

Villarán, que se apresenta como uma moderada, mas causa inquietação entre os investidores, lidera com 38,46 %, contra 37,65 % de Flores, depois de apurados 73,14 % do total de votos. Isso significa uma diferença de apenas 27,5 mil votos.

Analistas disseram que o resultado final deve ser muito apertado, a exemplo do pleito presidencial de 2006, quando Flores liderou o início da apuração, mas acabou ficando sem vaga no segundo turno --afinal vencido pelo presidente Alan García.

Alguns grupos políticos vêm questionando a demora na apuração dos votos em Lima depois das eleições de domingo. García pediu "paciência."

"Quem acha que ganhou gostaria que (o resultado) fosse proclamado de imediato, mas a democracia é assim, quando o resultado é apertado é preciso esperar", afirmou.

"Eu tive de esperar em 2006 até seis ou sete dias, mas com paciência."

Os mercados financeiros temem que a vitória de Villarán leve ao surgimento de uma candidatura presidencial de esquerda, colocando em xeque os bilhões de dólares em investimentos estrangeiros no país.

Mas a candidata, 61, diz que representa uma esquerda "moderna e liberal", favorável ao investimento privado, sem relação com o "militarismo autoritário" do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Ela também buscou se distanciar do líder nacionalista peruano Ollanta Humala, derrotado por García no segundo turno de 2006, quando tinha o apoio de Chávez.

As eleições regionais e municipais do último domingo devem delinear um novo panorama eleitoral com vistas à eleição presidencial de abril do ano que vem.

Em outras localidades do país, líderes regionais e independentes impuseram uma dura derrota a partidos tradicionais, como o governista Apra.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página