Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2010 - 12h54

Em Washington, leis assinadas por Hitler são exibidas ao público pela primeira vez

Publicidade

DA EFE, EM WASHINGTON

Assinadas em 1935 pelo ditador Adolf Hitler e consideradas como o início das políticas antissemitas do regime nazista --que culminariam com o Holocausto na Segunda Guerra Mundial-- as chamadas leis de Nuremberg passam a ser exibidas ao público pela primeira vez a partir desta quarta-feira nos Arquivos Nacionais de Washington, nos EUA.

Os documentos, que serviram como prova contra o governo nazista nos julgamentos do Tribunal de Nuremberg após a Segunda Guerra Mundial, estipulavam que nenhum judeu podia ser considerado alemão e não podia, portanto, trabalhar legalmente no país nem se relacionar com seus cidadãos.

Os Arquivos Nacionais, que contam com milhões de documentos relacionados ao Terceiro Reich, ao Holocausto judeu e aos julgamentos de Nuremberg, abrigam as famosas leis desde agosto de 2010.

Até então os documentos estavam na Biblioteca Huntington, em San Marino (Califórnia), para onde foram levadas, em 1945, pelo célebre general americano George S. Patton.

O militar desobedeceu às ordens que exigiam manter em território alemão qualquer prova relacionada à perseguição dos judeus.

A negligência de Patton, que só seria descoberta em 1999, fez com que a acusação no Tribunal de Nuremberg utilizasse fotocópias dos documentos originais, que eram dados como desaparecidos ou destruídos.

Na exposição das leis, que vai até o dia 18 de outubro, estarão presentes familiares de Martin E. Dannenberg, o soldado americano que descobriu os documentos após a queda do regime nazista.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página