Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2010 - 04h44

Advogada iraniana presa faz greve de fome

Publicidade

DA EFE

A advogada opositora iraniana Nasrin Sotoudeh está em greve de fome para protestar contra seu confinamento na solitária da prisão de Evin, onde está detida, informaram nesta quinta-feira (7) sites de oposição ao governo.

Nasrin, detida no mês passado, acusada de fazer propaganda perniciosa contra a República Islâmica, disse a seu marido por telefone que entrou em greve de fome no dia 25 de setembro.

A advogada -- que colabora com a também iraniana Shirin Ebadi, vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2003 -- defende alguns dos acusados de induzir os grandes protestos de junho de 2009 contra a reeleição do presidente, Mahmoud Ahmadinejad.

Na conversa por telefone com seu marido, Nasrin, 45, explicou que foi confinada em uma cela de isolamento e que recebeu diversas ameaças.

O Irã está imerso na pior crise política e social de sua história recente desde que, em junho de 2009, centenas de milhares de pessoas saíram às ruas de todo o país para protestar contra a reeleição do presidente, considerada uma fraude pela oposição.

Na repressão das mobilizações, cerca de 20 pessoas morreram, segundo o Governo, e mais de 70 de acordo com o cálculo dos opositores.

Cerca de 100 pessoas, entre elas líderes da oposição e ex-membros do antigo governo reformista, foram julgadas e condenadas à prisão, acusadas de ameaçar a segurança nacional e participar de uma suposta conspiração articulada no exterior.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página