Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2010 - 11h59

China convoca embaixador norueguês para protestar por Nobel da Paz, diz Oslo

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A China convocou o embaixador da Noruega em Pequim nesta sexta-feira para protestar pela concessão do Prêmio Nobel da Paz ao dissidente chinês Liu Xiaobo, anunciou o Ministério das Relações Exteriores norueguesa.

Ativista político chinês critica entrega do Nobel da Paz a Liu Xiaobo
Mulher de dissidente diz que China deveria se orgulhar de escolha
Dissidente chinês Liu Xiaobo é um incansável ativista pró-democracia; leia perfil
Ativista chinês é novo Prêmio Nobel da Paz; veja os vencedores desde 1980
Dissidente chinês recebe Prêmio Nobel da Paz 2010; Pequim reage com duras críticas
Ativista chinês Liu Xiaobo vence Nobel da Paz 2010
Governo chinês diz que escolha de Prêmio Nobel da Paz é "blasfêmia
Veja imagens do Prêmio Nobel da Paz 2010
China confirma pena de 11 anos de prisão para dissidente

"Eles querem manifestar a sua opinião, o seu descontentamento e o seu protesto", disse a porta-voz da Chancelaria. "Nós enfatizamos que o comitê [do Nobel] é independente e a necessidade de continuar com as boas relações entre os nossos países."
Liu, 54, cumpre pena de prisão de 11 anos por ter sido, há dois anos, um dos organizadores de um documento que exorta o regime chinês a conceder mais liberdade e a se abrir politicamente. Liu participou ainda dos protestos pró-democracia violentamente reprimidos na Praça da Paz Celestial, em 1989.

O governo chinês reagiu imediatamente, qualificando a decisão de "blasfêmia" que vai contra os princípios do próprio comitê ao premiar "um criminoso".

O chanceler norueguês, Jonas Gahr Stoere, disse nesta sexta-feira que a concessão do prêmio não deve causar uma reação hostil de Pequim.

"Não há motivos para dirigir qualquer medida contra a Noruega como país, e acho que haveria um efeito negativo sobre a reputação da China se ela assim agisse", disse Stoere a uma TV local.

Stoere enfatizou que o comitê da Nobel é independente do governo da Noruega, que atualmente negocia um tratado comercial bilateral com Pequim.

Stoere admitiu, no entanto, que "não é segredo que há muitos anos a China tem dado uma série de alertas de que o Nobel da Paz a um dissidente chinês levaria a reações negativas".

RELAÇÕES

Meses atrás, o vice-chanceler chinês, Fu Ying, disse ao presidente do Instituto Nobel que a eventual concessão do prêmio a Liu abalaria as relações sino-norueguesas.

Em nota, o premiê norueguês, Jens Stoltenberg, disse que "a Noruega tem uma cooperação boa e abrangente com a China" e que "a discussão dos direitos humanos é parte dessa relação".

O premiê acrescentou que o governo norueguês já questionou várias vezes as autoridades chinesas a respeito da situação de Liu.

A Noruega é um dos maiores exportadores mundiais de gás e petróleo, e tem interesse em ampliar sua cooperação energética com a China, uma potência econômica em rápida ascensão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página