Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/10/2010 - 04h37

Mídia rival pede bloqueio a investida do magnata Murdoch no Reino Unido

Publicidade

DA EFE

A emissora pública BBC e outros grupos jornalísticos pediram ao governo britânico que impeça o magnata da mídia Rupert Murdoch de assumir o controle total da emissora de TV por satélite BSkyB.

Em carta ao ministro de Negócios e Inovação, Vince Cable, esses grupos argumentam que Murdoch já tem um império jornalístico --a News Corporation é proprietária dos jornais "The Sun" e "The Times" e da revista "News of the World"--. Por isso, na visão deles, esse projeto poria em perigo a diversidade do setor.

Os três periódicos controlados pelo magnata representam mais de um terço da circulação no Reino Unido.

Entre os signatários da carta estão também os diretores do Channel 4 e de vários grupos de imprensa, entre eles "Daily Telegraph", "Daily Mail", "The Guardian" e "Daily Mirror".

A News Corporation, que quer assumir os 61% que ainda não possui da BSkyB, considera os opositores da operação seus rivais comerciais.

Segundo a BBC, o mais provável é que o ministro de Negócios e Inovação ordene à agência reguladora do setor de comunicação, a Ofcom, que estude o assunto antes de tomar uma decisão.

Em junho passado, o grupo News Corporation se declarou disposto a pagar 700 pence por ação para adquirir a totalidade da BSkyB, que, por sua vez, rejeitou a oferta por considerá-la baixa demais.

A BSkyB supera a rede BBC em renda: 5,9 bilhões de libras (6,785 bilhões de euros) no último ano, frente aos 4,8 bilhões de libras (5,52 bilhões de euros) da emissora pública.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página