Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2010 - 12h34

Minerador boliviano agradece oferta de Morales, mas diz que não retorna hoje

Publicidade

DA EFE

O minerador boliviano Carlos Mamani, o único estrangeiro entre os trabalhadores que ficaram presos na mina San José, agradeceu nesta quarta-feira a oferta feita pessoalmente pelo presidente Evo Morales de retornar ao seu país, mas disse que por enquanto ficará no Chile.

Acompanhe a cobertura ao vivo
Acompanhe a cobertura completa do resgate dos mineiros no Chile
Veja galeria de imagens dos preparativos para o resgate
Clima festivo não esconde ansiedade e tensão no resgate de mineiros; ouça
Equipes finalizam revestimento de túnel para resgatar mineiros chilenos; veja imagens
Veja como o resgate dos mineradores mudou a rotina de cidade chilena
Veja em flash como será o resgate dos mineiros
Mineiros presos no Chile recebem de oração do papa a mensagens de fé via internet
Veja a cronologia do caso dos 33 mineiros presos no Chile
Resgate dos 33 mineiros coloca Copiapó no mapa do mundo

Morales chegou na manhã desta quarta-feira à cidade de Copiapó, a 800 quilômetros de Santiago, e se deslocou até a mina San José para visitar Mamani, que desde seu resgate, nesta madrugada, permanece sob observação médica no hospital de campanha.

Ao lado do presidente do Chile, Sebastián Piñera, Morales declarou ao minerador que seu governo o apoiaria com uma casa e um emprego fixo em alguma das jazidas de petróleo que estão começando a ser exploradas no país vizinho.

O ministro da Saúde chileno, Jaime Mañalich, certificou que Mamani estava em "ótimas condições" para viajar no avião presidencial de Evo Morales caso quisesse.

"Se quiser viajar hoje mesmo à Bolívia não há nenhum inconveniente médico", afirmou o ministro Mañalich, que brincou com o minerador dizendo que provavelmente pensava que após o acidente já não teria necessidade de voltar a trabalhar, mas que se equivocou.

No entanto, Carlos Mamani, que é casado com a também boliviana Verónica Quispe e tem uma filha de poucos meses, disse que preferia ser levado ao hospital de Copiapó e permanecer pelo menos durante dois dias junto a seus ex-companheiros de cativeiro.

A resposta do minerador frustrou as expectativas do líder boliviano, que previamente tinha manifestado seu desejo de levar Mamani e sua família de volta ao país.

No início da semana, Morales disse que pretendia estar presente quando o compatriota fosse resgatado, mas acabou chegando várias horas após Mamani ser içado na cápsula "Fênix 2".

Nos dias anteriores à localização dos mineradores, a esposa de Mamani lamentou o fato de que o governo boliviano não tinha se interessado pela história de seu marido, mas suavizou as críticas posteriormente.

O presidente da Bolívia agradeceu a Piñera pelos esforços desdobrados para resgatar os 33 mineradores.

"Os bolivianos nunca vão esquecer este esforço, presidente", enfatizou Morales, que acompanhou a chegada de alguns trabalhadores até a superfície.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página