Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2010 - 03h08

Explosão mata três soldados da Otan no Afeganistão

Publicidade

DA EFE, EM CABUL

Três soldados da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) morreram nesta quinta-feira no oeste do Afeganistão, segundo a organização militar, aumentando para nove as baixas das tropas estrangeiras nas últimas 24 horas.

Os três soldados morreram na explosão de uma bomba no oeste do país, explicou em comunicado a Isaf (Força Internacional de Assistência para Segurança) -- vinculada à Otan --, que não precisou o local exato do ocorrido.

"A política da Isaf é pôr em mãos das autoridades nacionais pertinentes os procedimentos de identificação", afirmou a organização em sua nota.

Nesta quarta-feira, a Isaf sofreu seis baixas em suas fileiras por ataques no sul e no leste do Afeganistão.

Este ano está sendo o mais sanguinário para as tropas internacionais mobilizadas no Afeganistão desde a queda do regime taleban em 2001 e a invasão americana do país.

Segundo dados do site independente "icasualties.org", que não inclui as baixas de hoje, neste ano morreram 579 soldados, situando em 2.150 o número de militares mortos desde a chegada das tropas estrangeiras.

A maioria das vítimas da Isaf ocorre no arco sudeste afegão, na fronteira com o Paquistão, onde predomina a etnia pashtun, da qual tradicionalmente procedem os rebeldes talebans.

Nessas áreas, são frequentes tanto emboscadas contra patrulhas de tropas estrangeiras como a tática dos insurgentes de preparar bombas nas vias mais transitadas, algo que se transformou na arma mais letal usada pelos fundamentalistas.

Com cerca de 150 mil soldados mobilizados no Afeganistão, a Isaf assume o desafio de combater os insurgentes antes de julho de 2011, data marcada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para o início da retirada militar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página