Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/10/2010 - 10h01

Papa e presidente da Polônia discutem situação europeia

Publicidade

DA EFE, NA CIDADE DO VATICANO

O papa Bento 16 recebeu neste sábado em audiência o presidente da Polônia, Bronislaw Komorowski, com quem analisou a situação da Europa e concordou sobre a "importância de cuidar da vida humana em todas suas fases", informou o Vaticano.

Komorowski está em Roma para acompanhar neste domingo, no Vaticano, à proclamação como santo do beato polonês Stanislaw Soltys Kazimierczyk (1433-1489), sacerdote dos Canônicos Regulares Lateranenses.

Neste sábado, ele foi recebido pelo Pontífice, que, segundo o Vaticano, lembrou "com alegria" que neste dia é completado o 32º aniversário da escolha de João Paulo 2 como papa.

A reunião aconteceu em ambiente de "cordialidade", e foram analisadas as relações bilaterais e a importância do diálogo entre Igreja e Estado "para a promoção do bem comum".

"Foi reiterada a vontade recíproca das partes de continuar cooperando de maneira eficaz em âmbitos comuns, e ambos ressaltaram a importância de cuidar da vida humana em todas suas fases", assinalou o comunicado.

Após a audiência, o presidente polonês se reuniu com o secretário de estado da Santa Sé, o cardeal Tarcisio Bertone, e com o Secretário do Vaticano para Relação com os Estados, o arcebispo Dominique Mamberti.

Komorowski também participou neste sábado, na cripta da Basílica de São Pedro, onde está enterrado João Paulo 2, de uma missa realizada pelo presidente da Conferência Episcopal Polonesa, o arcebispo Jozef Michalik, e cuja homilia foi pronunciada pelo cardeal da Cracóvia, que foi secretário do papa Wojtyla, Stanislaw Dziwisz.

Concluída a missa, Komorowski e sua esposa se ajoelharam, em prece, perante o túmulo de João Paulo 2, no qual colocaram um ramo de flores vermelhas e brancas, as cores da bandeira polonesa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página