Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2010 - 11h13

"Israel pode prorrogar moratória de obras na Cisjordânia", diz embaixador na ONU

Publicidade

DA REUTERS

Israel pode renovar a moratória na construção de moradias nos assentamentos judaicos da Cisjordânia, disse ontem (18) o novo embaixador israelense na ONU, Meron Reuben, num aceno conciliador pelo reinício do processo de paz com os palestinos.

Uma moratória unilateral de dez meses expirou em 26 de setembro e não foi renovada, o que levou a Autoridade Palestina a paralisar o processo de paz que havia sido reiniciado poucas semanas antes.

Na semana passada, o governo israelense anunciou a intenção de construir mais casas em duas áreas urbanas ocupadas por judeus numa parte da Cisjordânia que foi anexada por Israel a Jerusalém Oriental.

Vários países, inclusive os EUA --aliados de Israel--, aproveitaram um debate do Conselho de Segurança da ONU sobre o Oriente Médio para criticar o fim da moratória na ampliação dos assentamentos.

Mas Reuben disse à agência Reuters que é cedo para dizer que o processo de paz morreu por causa disso e afirmou haver um "total e profundo mal entendido" a respeito da moratória.

"De repente, nossa moratória autoimposta se tornou o único assunto e se tornou a pré-condição para a continuação das discussões, quando as discussões foram iniciadas sem pré-condições", afirmou.

Mas, acrescentou, "não estou dizendo que não possa haver outra continuação ou outro prolongamento da moratória".

"O governo está examinando as possibilidades e as diferentes formas de ver para onde levar o processo de paz", afirmou.

Ele não quis declarar quando ou sob quais circunstâncias Israel poderia renovar a moratória. "Essa terá de ser uma decisão tomada pelo gabinete israelense", declarou.

COALIZÃO

A coalizão que governa Israel está dominada por partidos ligados aos colonos, e os EUA admitem que o premiê Binyamin Netanyahu corre riscos políticos se insistir nas negociação com os palestinos, que rejeitam os assentamentos por considerar que eles inviabilizam a criação do seu futuro Estado.

Os EUA têm todo o interesse em manter as negociações vivas, e fontes políticas israelenses dizem que Washington poderá oferecer incentivos para convencer Israel a renovar por 60 dias a moratória parcial na ampliação dos assentamentos.

Reuben, um diplomata de carreira que já foi embaixador na Colômbia, pediu paciência. "Todos já estão fazendo a autopsia de um processo que acaba de começar. Não tenho certeza de que o paciente tenha morrido."

"Então acho que é preciso dar tempo a todos os lados envolvidos para vermos aonde estamos indo."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página